2011/11/29

Nuance Traz Reconhecimento de Voz às Apps Portuguesas

Se és criador de Apps mobile, para iPhone, Android e/ou Windows Phone 7 e ficaste inspirado pelas potencialidades da Siri... que te parece a possibilidade de utilizares o mesmo motor de reconhecimento de voz que torna isso possível?

A Nuance disponibiliza agora em Portugal o Dragon Mobile SDK, que permite a integração fácil das funcionalidades de reconhecimento de voz em qualquer App. O Dragon NDEV Mobile possibilita que esse reconhecimento seja facilmente adicionado a Apps já existentes, como permite ainda que se faça o oposto, usando as funcionalidades de conversão de texto para voz "natural" (ou seja, não só o speech-to-text, como também o text-to-speech).

Actualização: tivemos oportunidade de falar com o responsável Ibérico da Nuance, Juan Picazo.

É certo que o reconhecimento de voz continua a ser melhor aplicado a certas situações específicas (estão a imaginar o que seria um escritório com dezenas de pessoas todas a falar para os seus computadores?) mas não há dúvida que existem "N" situações onde a sua utilização pode ter o potencial para mudar a forma como interagimos com as máquinas actualmente - para além de abrir novas portas para coisas com as quais ainda nem sequer sonhamos.

É preciso é imaginação... e um SDK destes para ajudar a concretizar a ideia.

3 comentários:

  1. O reconhecimento de voz não é tudo. Para teres uma aplicação tipo siri terás de ter também a análise semântica da língua, ou então de usar uma linguagem controlada (tipo "abre janela", "fecha janela", etc) e nunca um "envia o e-mail sobre o jantar de sábado à avó e à tia manca".

    Mas sim, um passo nessa direcção.

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente não me parece assim tanto uma mais valia andar para aí a falar para o telemóvel! Lol
    Nem tudo o que a maçã diz para fazer é lei, mesmo que existisse em português, acho o sistema interessante, mas daí a usa-lo consistentemente e andar a falar em voz alta no meio da cidade, metro, lojas, local de trabalho, etc, para o telemóvel? Não me parece...

    ResponderEliminar
  3. o swype beta usa o dragon para envio de mensagem por voz! no outro dia utilizei enquanto conduzia, funciona mesmo bem!

    ResponderEliminar