2011/11/29

Notícias do Dia

Um disco híbrido que promete a capacidade dos discos magnéticos e a velocidade dos SSD, um teclado Logitech que mostra que o design e a ecologia podem juntar-se com bons resultados, um teclado e rato em vidro cheios de estilo, como seria um iPhone com ecrã de 4", como esconder as horas nocturnas no Google Calendar, e o prenúncio da chegada do reconhecimento de voz às Apps nacionais.

Mas... tudo isto é também apenas o prenúncio das notícias do dia, que vêm já a seguir:



Fabricantes de Chips em Dificuldades


Enquanto equipamentos como smartphones e tablets vão subindo da preferência dos utilizadores - que dão por si a necessitar cada vez menos de um "PC tradicional" - também os fabricantes dos componentes para os computadores vão notando a crise, com perdas de milhares de milhões de dólares.

Com a miniaturização e integração que existe em dispositivos como o iPad; onde anteriormente se gastariam dezenas de chips individuais para as mais diversas funções, actualmente utilizam-se apenas uns poucos; e em vez de Gigabytes de RAM, usam-se apenas 512Mb ou 1GB.

Os preços das memórias estão mais baixos que nunca, e embora se espere que o lançamento do Windows 8 possa ajudar a vender alguns PCs... o futuro parece bastante incerto para os "PCs", enquanto "PCs" como os conhecemos hoje (e o mercado parece não estar muito voltado para os Tablets com Windows).

Seja como for, é algo que não se poderá considerar uma novidade chocante, uma vez que há muito que se fala dos PCs se transformarem e passarem a estar por todo o lado... mas de forma "invisível".


Hollywood vs Sites Piratas

Num altura em que o YouTube ultrapassa os 20 mil milhões de visualizações por mês (isso dá qualquer coisa como 7700 vídeos a serem vistos... por segundo!) a indústria cinematográfica parece estar a perder toda a vergonha e a demonstrar o seu estranho relacionamento com as autoridades e com a própria justiça e as leis.

É que em muitos domínios "confiscados", muitos deles não tendo nada a ver com a pirataria de filmes, estão agora a redireccionar para um vídeo anti-pirataria. Ou seja... como se não bastasse a apropriação de domínios - algo já de si bastante polémico e de legalidade duvidosa - agora verifica-se o seu uso para benefício de uma entidade externa; algo que já parece ir contra as leis norte-americanas.

... Eu só continuo sem perceber porque motivo, em vez de se dedicarem a arranjar formas de fazer chegar os seus conteúdos de forma eficaz e a preço atractivo aos milhões de pessoas dispostas a pagar por isso, estas indústrias continuam a estourar milhões a manter estes mecanismos e entidades completamente obsoletos no dia de hoje, como se o mundo ainda vivesse "no antigamente".


Ao menos na Europa parecem ter chegado à conclusão que não se pode ter direitos de autor sobre funções de software.


Galaxy Nexus vs Galaxy S 2 vs iPhone 4S

Enquanto o nosso Galaxy Nexus não chega, há quem já o tenha colocado lado a lado com um iPhone 4S e o actual campeão dos Android, o Galaxy S 2.

... Depois de ver o vídeo, fico é com vontade de rever este teste quando o Galaxy S2 já tiver recebido o Android 4.0.




Curtas do Dia

3 comentários:

  1. Se ja agora o galaxy nexus esta igualado ao iphone 4s, devido ao ice cream e aceleracao por hardware deste, entao o s2 receber o ice cream o exynos vai arrebentar com a escala quase meio ano depois de ter saido. Espero que chegue depressa.

    ResponderEliminar
  2. O título deste post é um versus. Mas devia ser um browser versus.
    Se é que este tipo de comparações de diferenças de velocidade de meios segundos ainda tem algum interesse em fazer. Lol

    ResponderEliminar
  3. Também sei de um filme giro sobre a pirataria...
    http://www.youtube.com/watch?v=IeTybKL1pM4

    ResponderEliminar