2011/11/28

Smartphones Mais Poupados para Maior Autonomia


Enquanto vamos aguardando pelas promessas de novas baterias que durem mais que nunca e que possam ser recarregadas "instantaneamente", investigadores Finlandeses da Universidade de Aalto testaram uma nova abordagem para que os nossos smartphones possam ser mais poupados.

Sabendo-se que as comunicações 3G/WiFi são das maiores responsáveis pelo consumo, a sua abordagem foi a seguinte: em vez de manterem a comunicação permanentemente ligada enquanto se faz streaming de áudio, enviam esses mesmo dados em modo "burst"- permitindo que o equipamento possa colocar a comunicação em modo de suspensão/baixo-consumo entre a recepção de cada bloco de dados.

Utilizando esta técnica, a redução do consumo pode chegar aos 74%(!). Mais uma técnica que nos faz imaginar o quanto muita da tecnologia actual poderia ser "optimizada" e com potenciais resultados práticos bem notórios - hoje em dia, se se conseguisse passar a autonomia de um smartphone de 1 dia para 2... já seria uma excelente notícia... depois de termos feito "downgrade" (em termos de autonomia) de equipamentos que duravam uma semana ou mais (embora obviamente não se possam comparar os telemóveis desse tempo com os actuais, obviamente.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)