2011/12/19

Comparativo Ecrãs Super AMOLED HD


Está mais que visto que 2012 irá ser o ano dos ecrãs HD nos smartphones, e entre o Galaxy Nexus e outros equipamentos topo de gama, os 1280x720 começam a tornar-se comuns, e o "mínimo" a ser a resolução qHD  (960x540).

No entanto, os ecrãs Super AMOLED foram em tempos atormentados pelo facto de usarem menos subpixeis para criar as imagens e cores, utilizando um padrão pentile. Com estas resoluções e densidades superiores, será que isso continuará a ter algum impacto visível em uso normal?

O site droid-life colocou três equipamentos Android lado a lado para tentar descobrir:


  • Galaxy Nexus:  4.65″ HD Super AMOLED (1280×720 resolution) – 316ppi
  • HTC Rezound:  4.3″ Super LCD HD (1280×720 resolution) – 342ppi
  • DROID RAZR:  4.3″ Super AMOLED Advanced (960×540 resolution) – 256ppi


De cima para baixo, na ordem apresentada a cima, aqui estão algumas fotos dos resultados:



Mais em detalhe (pela mesma ordem, mas agora da esquerda para a direita).



O Super-LCD, com os seus pixeis em padrão quadricular "certinho", continua a ser capaz de fazer as linhas mais regulares... mas é igualmente notório o avanço que o ecrã pentile do Galaxy Nexus tem em relação ao mesmo tipo de de ecrã usado no RAZR.

Seja como for, é preciso não esquecer que estamos a falar de detalhes apenas visíveis à lupa... e que em uso normal não serão causadores de qualquer problema... Só de pensar que estamos a falar de ecrãs HD 720p em equipamentos que se podem transportar no bolso... dá que pensar!

(Mas, claro que não me importaria nada se a Samsung conseguisse fazer um ecrã Super AMOLED PLUS desta resolução e com esta dimensão, pois aí seria mesmo "ainda mais melhor"! :)

Por outro lado, podemos começar a preparar-nos para igual salto de resolução nos tablets... e que inevitavelmente se terá que alargar aos portáteis. Daqui por um ano, muitos já se terão esquecido que existiam tablets e portáteis que tinham resolução inferiores (ou semelhantes) às destes smartphones...

1 comentário:

  1. Estava á espera que o Galaxy Nexus parecesse pior mas olha que comparativamente até nem parece mal ao lado do Rezound.
    Com essa resolução estou a ver que o padrão Pentile deixa de ser um problema.

    ResponderEliminar