2011/12/26

GoDaddy e a SOPA


Tem havido uma "sopeirada" na Internet, e um dos mais recentes episódios envolve a conhecida empresa de registo de domínios GoDaddy - que já por várias vezes se tem visto envolvida em polémicas: desde os anúncios sexistas, à matança de animais pelo seu CEO, e agora... o apoio da SOPA.

A SOPA, para quem não estiver ao corrente, é uma das mais recentes tentativas (pouco ou nada) camufladas de controlo da internet pelos fundamentalistas dos direitos de autor. É medida que estão a tentar fazer passar a lei nos EUA e que, para todos os efeitos, coloca em causa todo o funcionamento da Internet. Todos ficariam sujeitos a obedecer a todo e qualquer pedido feito por uma dessas entidades; os domínios poderiam ser bloqueados; censurados dos motores de busca - e pior ainda; todo e qualquer site ou serviço poderia ser responsabilizado criminalmente pelas acções de qualquer um dos seus utilizadores.

Como alguém resumiu, e bem: é o equivalente a usar uma bomba atómica para resolver um problema que necessitaria apenas de ataque cirúrgicos!


Com a publicação da lista de empresas que apoiava esta SOPA, uma delas rapidamente se tornou o alvo dos internautas: o GoDaddy. A campanha rapidamente foi subindo de tom, com milhares de pessoas a transferirem os domínios que lá tinham registados para outras companhias (incluindo clientes que tinham milhares de domínios!)

Num único dia, foram mais de 20 mil domínios que sairam do GoDaddy (embora tal continue a ser uma gota de água no total de 32 milhões que possuem), mas o que é certo é que a má publicidade já serviu para que a empresa alterasse a sua posição quanto ao apoio da SOPA, e parece que até tem contactado telefonicamente os clientes que transferiram os seus domínios (embora imagine que tal se deva a um simples "controlo de qualidade" feito para todos os abandonos do que propriamente devido a este incidente.)

3 comentários:

  1. A godaddy não retirou o apoio! Apenas lançou o anúncio que o ia fazer mas ainda não o fez!

    http://techcrunch.com/2011/12/23/godaddy-ceo-there-has-to-be-consensus-about-the-leadership-of-the-internet-community/

    ResponderEliminar
  2. incrível como esta SOPA tem passado ao lado da comunicação social portuguesa...

    ResponderEliminar
  3. Isto se passa é mesmo muito mau, sendo a única solução por muita a internet a fazer routing a votla dos Estados Unidos, se bem que acho que os lideres europeus como sempre vão seguir as pegadas dos amigos do outro lado do mar.

    Já agora quando ao go daddy, ele é a favor porque foi uma das empresas envolvidas na criação da lei, sendo que era uma das que estaria isenta de a cumprir (a grande democracia americana)

    ResponderEliminar