2011/12/12

Google Doodle de Robert Noyce


O Google celebrou hoje o 84º aniversário do já falecido Robert Noyce. Um nome que será desconhecido para muitos, mas que teve um papel fundamental na existência do mundo como o conhecemos hoje. Co-fundador da Fairchild e da Intel, é também considerado um dos responsáveis (a par de Jack Kilby) pela existência dos actuais microchips que hoje existem... em praticamente tudo!

Com a evolução e crescente complexidade dos sistemas, torna-se demasiado fácil esquecer as peças básicas que tornam todo o nosso mundo possível. Um condutor não tem que se preocupar com a complexidade de um sistema diferencial mecânico que transmite a tracção às rodas do seu automóvel; nem tão pouco com os simples rolamentos que existem por todo o lado, do motor de um barco ao interior de um relógio.

Da mesma forma, hoje em dia olhamos para os computadores e smartphones, como blocos monolíticos onde apenas o ecrã, teclado e bateria estão no centro das atenções... e esquecendo-nos que todas essas peças de nada serviriam sem todos os componentes microscópicos, escondidos dentro de um "chip" - e com com a evolução tecnológica, hoje em dia chega a colocar mais de mil milhões de transístores num pedaço de silício com poucos milimetros quadrados.

Dá que pensar...

1 comentário:

  1. Visite a minha colecção de Doodles: https://picasaweb.google.com/118045612182232740615/GoogleLogosCollectionDoodles

    Espero que goste. Cumps

    ResponderEliminar