2011/12/06

Memórias Racetrack da IBM

Todos conhecem as vantagens das memórias Flash, que fazem dos SSDs um dos mais apetecíveis componentes que se desejam ter no interior dos nossos computadores.

Mas, as memórias Flash são caras, e não permitem ter um "disco" SSD com Terabytes de informação a preço económico ou capaz de competir com a relação espaço/preço dos discos rotativos tradicionais.

As promessas de novas memórias não voltáteis, capazes de oferecer as velocidades da memória RAM, com muito maior densidade do que a permitida num disco rígido, e com a capacidade de armazenamento dos dados das memórias Flash, vão surgindo com relativa frequência, mas parecem nunca sair dos laboratórios de investigação.

Esta memória Racetrack da IBM dá agora mais um passo em direcção ao mundo real, com o fabricante a demonstrar que este tipo de memórias pode ser fabricado usando os processos já existentes utilizados para outros chips.

O processo é radicalmente diferente do utilizado nas memórias normais, utilizando nano-fios onde são armazenadas fileiras de bits de informação magnética. E tem o potencial de poder criar chips com "terabytes" de dados num espaço diminuto.

A sua eventual chegada ao mercado continua no entanto a estar bastante distante, já que este passo - embora importante - não significa que não existam ainda muitos outros problemas por resolver... mas... significa igualmente que há menos um a superar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)