2011/12/21

Natal SIM - Natal de Fogo

Já vos tinha contado que a Samsung, por inciativa do Movimento SIM, procurava a tradição de Natal mais criativa de Portugal para criar uma curta-metragem.

Depois de sugeridas mais de 100 tradições, a tradição vencedora foi o Madeiro de Natal de Penamacor, da região de Castelo Branco.

Esta tradição caracteriza-se pela queima daquele que é considerado o maior madeiro do país. Todos os anos, com o aproximar do Natal, por todas as freguesias do concelho, os jovens unem-se para cortar e transportar os troncos que alimentarão a fogueira para aquecer o Menino Jesus. O grande monte de madeira, depositado no adro da igreja, é ateado na noite de 24 para 25 de Dezembro e mantém-se aceso até ao dia dos Reis. 

Tendo como cenário a região de Penamacor, o realizador Manuel Pureza foi filmar a curta-metragem utilizando apenas equipamentos Samsung: duas máquinas híbridas - NX10 eNX11 - e um telemóvel Galaxy SII.

E o resultado final pode agora ser visto e partilhado por todos.

2 comentários:

  1. Foi um orgulho ter colocado a nossa tradição a concurso e ter ganho ainda mais devemos muito á samsung, movimentosim, Manuel Pureza e a Ficher+Bus fizeram um optimo trabalho…..ver o destaque num site que sigo todos os dias ainda mais looool e ter tido a oportunidade de ter um samsung galaxy note na mão nesta noite é para nais tarde recordar pois ainda vai demorar tempo para comprar um lool com a troica temos de esperar e muito………lloooll para que baixe de preço lllooolll

    Luis Cruz Penamacor autor da candidatura do MADEIRO~DE PENAMACOR

    OREVOLTAS.BLOGS.SAPO.PT

    ResponderEliminar