2011/12/15

Notícias do Dia

Temos um novo Gmail no iOS que já permite fazer rabiscos, LCDs transparentes e espelhados feitos em Portugal, promessas de super-resolução nas câmaras de vigilância, um jogo FPS no Street view que teve direito imediato a "game over", e também uma película que pretende iluminar as vossas leituras nocturnas.

E caso dêem tanto uso ao Facebook como eu - e portanto, passar-vos despercebido - depois da T-Shirt de ontem ter ido para os tweeteiros, a de hoje é destinada ao pessoal do Facebook. (Bem a tempo da chegada da Timeline no Facebook).

Mas já de seguida, as nossas notícias do dia:




GPS com Maior Precisão em 2014


O GPS já faz parte da vida diária de milhões de pessoas, quer seja para os guiar nos seus veículos, como também para permitir coisas tão simples como um "check-in" no Foursquare. Mas, por muito prático e útil que seja, o GPS tem ainda tendência para nos colocar um pouco ao lado de onde realmente estamos, com uma precisão que pode rondar os 10 metros em situações reais (ou ser bastante pior, em alguns casos).

A partir de 2014, os EUA estão a planear mandar para o espaço a próxima geração de satélites GPS, que irá permitir uma precisão de apenas 1m, mesmo para fins civis e que funcionará em conjunto com o GLONASS russo e ao Galileu Europeu. O único senão é que esta nova constelação de satélites GPS apenas deverá estar completamente operacional para o final da década.


Windows 8 com Gestão Integrada de Passwords


As passwords continuam a ser um dos grandes problemas da sociedade moderna. Se há umas décadas atrás nos preocupavamos a decorar números de telefone; hoje em dia esse trabalho fica a cargo dos telemóveis... Mas das passwords... não parece haver forma de nos livrarmos delas.

A Microsoft quer dar um passo nesse sentido, com uma gestão integrada de múltiplas contas e passwords no Windows 8, com a qual espera facilitar a vida das pessoas que utilizam dezenas de serviços e que pretendam ter password diferenciadas para todos eles (como é recomendado). Ao criarem uma dessas novas contas, esses dados ficarão automaticamente disponíveis em todos os vossos computadores Windows 8 autorizados.
(Imagino que esteja igualmente prevista uma forma fácil de desautorizar um equipamento que tenha sido roubado, por exemplo... senão toda esta facilidade pode acabar por ser contraproducente... caso caia nas mãos erradas. À semelhança do que tem acontecido com iPhones roubados que continuam a receber iMessages dos donos originais, mesmo depois de terem sido "limpos"....)


Samsung com mais Buzz que Apple

São duas das marcas mais faladas do momento, e cuja batalha judicial parece não ter fim à vista. Mas, parecemos também estar a assistir a um momento de viragem, com a Samsung a ultrapassar a Apple pela primeira vez no "buzz" dos utilizadores.

Para uma marca como a Apple que, para além das qualidades dos seus produtos vive também bastante da sua imagem de marca, não deixará de ser uma derrota simbólica... e para a qual espero que rapidamente contra-ataque com uma qualquer campanha mediática de "retaliação". Embora... possa também simplesmente optar por ignorar o que se passa... pelo menos enquanto a procura para os seus produtos for superando as estimativas.

O que é certo é que também eu conheço cada vez mais pessoas que, mesmo não estando por dentro do panorama tecnológico, me vêm perguntar se deverão comprar um iPhone... ou um Galaxy S2. Já é sinal evidente que algo tem mudado....


100 milhões de Europeus nunca utilizaram a Internet

Mesmo com uma tendência crescente na utilização da Internet, não deixa de ser um pouco assustador descobrir que na Europa, há cerca de 100 milhões de pessoas que nunca utilizaram a internet.

Com percentagem de penetração superior a 90%, temos países como a Suécia, Dinamarca, e Holanda; enquanto que na cauda do pelotão, temos a Grécia, Roménia e Bulgária (com valores de 50-46%). Portugal fica um pouco melhor, com 58%... mas ainda assim sendo um dos piores no que respeita aos que nunca utilizaram a internet: 41% da população portuguesa com idades entre os 16-74 diz nunca ter usado a internet. (Na Suécia, são apenas 5%!)

... E com a "troika" a cortar a torto e a direito... interrogo-me se o próximo passo não será dizer que também a Internet em Portugal é demasiado barata e que terá que aumentar de preço...


Curtas do Dia

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)