2011/12/17

O Impacto do Preço das Apps


Os resultados da recente campanha promocional organizada pelo Google para celebrar os 10  mil milhões de Apps descarregadas no Android Market volta a relembrar uma velha questão: qual será o preço ideal para uma App?

A velha questão do preço "caro" com pouco volume versus o "barato" mas com maior volume parece ter ficado bem demonstrada com o resultado desta campanha. No gráfico acima indicado, a App Paper Camera saltou dos 200 mil download para quase os 600 mil, o triplo do volume habitual, e que resultou num lucro diário dez vezes superior ao normal.


No caso do popular jogo Fieldrunners, os seus developers estavam mais apreensivos, para uma App que custa 3 dólares passar a 10 cêntimos, seria necessário vender 30 vezes mais para que a campanha se tornasse rentável... Mas parece que não vão ter problemas quanto a isso, pois as vendas foram 70 vezes superiores!

... Com um mercado de centenas de milhões em todo o mundo, não só de Apps como também de música, filmes, livros e tudo o resto; será que não seria tempo dos criadores, editores, distribuidores abrirem os olhos e - em vez de tanto se queixarem com "piratarias" e "lucros virtuais perdidos" - se preocupassem em realmente fazer dinheiro de todo esse mercado ao seu dispôr, e que não tem problemas em comprar tudo e mais alguma... desde que tenha o preço certo?

2 comentários:

  1. Temos de contar também com a publicidade que essas aplicações tiveram. Isso interessa e muito.

    Uma outra forma de aumentar as vendas de aplicações, seria fazer acordos com as operadoras, de modo à compra das aplicações poder ser feita com recurso ao saldo do cartão sim.

    ResponderEliminar
  2. Este ponto a cima focado é realmente importante: quantos não foram os utilizadores que associaram o seu cartão de crédito ao Andorid Market para usufruir desta promoção?

    Várias foram as apps que adquiri simplesmente para apoiar o programador pelo trabalho desenvolvido (e ter aderido à promoção).
    Uma delas até comprei para telefone e tablet!

    ResponderEliminar