2011/12/28

OCZ Octane 128GB [SSD]


Não é segredo que a OCZ tem SSDs que todos gostaríamos de ter nos nossos computadores, acelerando todos os demorados acessos para leitura e escrita nos discos magnéticos rotativos que continuam a predominar no mercado.

Este OCZ Octane de 128GB é mais um modelo que chega ao mercado... e que começa a piscar o olho às grandes capacidades (para quem tiver orçamento para isso) com modelos até 1TB.

No entanto, e como acontece frequentemente, será o modelo de 128GB que deverá atrair a maior parte dos interessados, com um preço abaixo dos $200 dólares, e ainda assim oferecendo uns respeitáveis 535MB/s em leitura, e 170MB/s em escrita. Nos modelos maiores, é a velocidade de escrita que sofre melhorias apreciáveis, passando para 270MB/s no modelo de 256GB, e 400MB/s nos modelos de 512GB e 1TB.

Enfim, mais um modelo a ter em consideração para quem pretender acelerar o seu sistema ou dar uma nova vida a um portátil com alguns anos.

3 comentários:

  1. Desculpa la, mas em termos de velocidade escrita / preço por MB, este SSD é um fail completo...
    Actualmente ha no mercado modelos de velocidades superiores (nomeadamente de gravação) com preços iguais ou mais baratos...

    Samsung 830, OCZ Vertex/Agility, Crucial M4... so pra falar destes...

    Havia uma grande esperança, mas esfumou-se tudo, a unica coisa q poderá funcionar a seu favor é qd a OCZ der conta q afinal nao estará a vender nada, irá baixar os seus preços abaixo dos Agility...
    A unica coisa positiva é o controlador q poderá tar safo dos problemas q assolam os ssd com sandforce...

    ResponderEliminar
  2. O único ponto ponto positivo mencionado no comentário anterior é talvez o melhor ponto positivo de todos.
    A internet está cheia de (e eu presenciei algumas) histórias de SSD baseados em SF a morrerem de um momento para o outro.

    Não adianta o disco ser muito rápido se não funciona =P

    ResponderEliminar
  3. Por isso mesmo q eu indiquei pralem dos OCZ baseados em SF, dois discos q nao têm SF, Samsung e Crucial
    Pralem disso parece q nas ultimas firmwares nos OCZ os problemas q os assolavam estão mais ou menos controlados...

    ResponderEliminar