2011/12/18

ownCloud - uma "Nuvem" só para Ti


A cloud é uma das buzzwords do momento. Cloud isto, cloud aquilo... a cloud parece ser a solução para todo e qualquer problema (excepto quando a ligação vai abaixo e subitamente tudo deixa de funcionar). Mas, independentemente de tudo, há um ponto fulcral que continua a fazer com que a "cloud" seja vista com desconfiança por algumas pessoas: o facto de estarem a confiar os vossos dados a... sabe-se lá quem!

Não seria bom poder ter todas essas vantagens da cloud, mas onde tudo fosse controlado por nós e usando o nosso próprio equipamento? É isso mesmo que este OwnCloud pretende fazer, e tornar tão fácil de instalar que qualquer pessoa o possa utilizar.

O projecto open-source já existe há algum tempo, mas a sua utilização poderia assustar a maioria dos utilizadores que não tenham conhecimentos avançados. Mas agora, o objectivo é transformar essa experiência em algo muito mais fácil de utilizar, e ao alcance de qualquer um - um objectivo que conta com nomes bem conhecidos da indústria, como Markus Rex da SUSE/Novell, para assegurar que é mesmo para ser concretizado.

Vamos lá ver se tudo corre como pretendem...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)