2011/12/25

Siri Toca Piano


Já vimos os efeitos da Siri quanto interage com o mundo real, fazendo coisas como ajustar a temperatura de casa e muito mais... Mas certamente nenhuma é tão artística como a que hoje vos trago, e em que vemos a Siri a tocar piano.

Craig Knudsen é o inventor do espectacular sistema SmartKEY dos pianos Disklavier da Yamaha, aqueles que funcionam sozinhos como que por magia, mais parecendo estar a ser tocados por um pianista invisível, com as teclas e pedais a mexerem-se sozinhos.

Com este sistema, o ficheiro áudio (com dados MIDI incluidos) é enviado via WiFi para um Apple Airport Express montado no piano, e que é ligado a este através da entrada de MIDI analógica do  Disklavier.

E o resultado de tudo isto, como se pode ver... é mesmo de luxo. (E faz-me lembrar também que há muito tempo que tenho um destes Disklavier - ou um MIDI stage piano de 88 teclas que fosse - na minha lista de desejos para o Natal! :)



[via loop]

6 comentários:

  1. Companheiro, o MIDI não é analógico é digital,é filho do RS-232 e o que o gajo está a fazer não é nada de especial,
    esses ficheiro existem na internet ao milhares, o o Siri faz é carregar no sequenciador o ficehiro MIDI e mandar executar.

    ResponderEliminar
  2. "esses ficheiros existem na Internet aos milhares, e o que o Siri faz é carregar no sequenciador o ficheiro MIDI e mandar executar."

    ResponderEliminar
  3. Boas ... Alguém sabe para quando siri em Portugal ? Boas festas .. Abraço

    ResponderEliminar
  4. @Zorze (e anónimo)
    Eu sei, já antes dos Atari ST já eu andava entretido com sintetizadores e música; e a fazer jam-sessions remotas via MIDI na Fidonet na MIDI_36 com o Fausto de Carvalho. ;)

    Mas aqui é mesmo Midi "analógico", e transmitido apenas via cabo de áudio, em sincronimo com a música.

    " the addition of synchronous audio tracks (combined with analogue midi) " (da Wikipedia)


    @Lousada

    É ainda uma grande incógnita... aquilo ainda é considerado Beta pela Apple... e com a quantidade de bugs "básicos" que o iOS tem ainda que resolver, já nem digo nada.

    Mais depressa vejo o Google a adiantar-se e oferecer o seu assistente à star trek em N línguas!

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Carlos .. Abraço

    ResponderEliminar