2011/12/31

Zephyr Multitasking Melhorado no iPhone


Demorou, mas a Apple lá arranjou forma de implementar o multitasking de forma bastante eficiente no iOS. Só que, no processo... fez também com que o método de acesso à barra das Apps "em memória" - com um duplo clique no Home Button - se tornasse bastante incómodo quando se tem que andar a alternar frequentemente entre várias Apps.

Certamente haverá forma de o fazer de forma mais fácil... E este Zephyr, que nos chega do Chpwn (conhecido developer do undergound iOS) demonstra isso mesmo. Inspirado pelos gestos multitasking disponíveis no iPad e também no Meego do Nokia N9, esta alteração permite aceder à barras de tarefas em execução simplesmente puxando o ecrã da parte de baixo (à semelhança do que se faz com as notificações no topo superior), e permite igualmente alternar entra Apps abertas arrastando o ecrã da esquerda e da direita.

Simples, prático, e eficaz... e por enquanto limitado apenas a quem tiver jailbreak (e esperemos que a Apple aproveite algumas destas ideias, em tempo útil, antes que se "gaste" o duplo clique no botão. Ou então, talvez tenha que ver todas as questões relacionadas com patentes, antes de se aventurarem em tal coisa?)

7 comentários:

  1. Adriano Matos31/12/11 15:54

    É uma boa ideia mas ja é possivel fazer o mesmo programando o Activator para alguns gestos e por a abrir o switcher.. Da quase para o mesmo efeito e sem gastar dinheiro.. ;) Mas sim, a Apple podia aproveitar para futuras actualizaçoes. Gostaria mais que melhorasse o problema da bateria que me consome muito depois de feita a actualizaçao do iOS. Isso e o bug que tenho na app das msg. Sempre que abro, ela crasha.. Tive de instalar o biteSMS para contornar o problema! :)

    ResponderEliminar
  2. Luis Faria31/12/11 16:29

    Sem duvida que a Apple tem de aplicar estas ideias ao S.O., com tanto duplo clic no botão nao admira que este se estrague.
    Afinal o botão foi só pensado para sair das AppS e pouco mais, e nao para ter uma utilização intensiva como acontece, estes gestos são a solução, no iPad practicamente nao toco no home button.

    ResponderEliminar
  3. Wow obrigado Carlos! Tenho que experimentar isto no iPad, muito bom haver uma alternativa. A Apple tem realmente que rever bastantes aspectos e rápido: o sistema de multitasking ainda continua muito arcaico e com um acesso muito pouco prático. Esperemos que nas próximas revisões do iOS isto esteja contornado.

    ResponderEliminar
  4. Dos_Passos31/12/11 17:14

    A ideia é boa. Sobretudo passar de uma app para outra arrastando o ecrã na horizontal. Só que às vezes não se quer arrastar o ecrã mas apenas visualizar a parte do ecrã que ficou oculta da app actual - e lá se muda para a app ao lado sem querer.
    Também a subida/descida do ecrã para se ver as app da barra de multitarefas não está muito fluída - umas vezes dá à primeira e outras nem por isso.
    Acho que ainda vai ter de melhorar.

    Sobre a afinação do botão "Home", de vez em quando recorro a isto e tenho impressão que melhora:
    http://appadvice.com/appnn/2011/12/how-to-recalibrate-your-idevices-home-button

    ResponderEliminar
  5. Dos_Passos:
    yap, acho que é algo que eles vão ter que melhorar. Em todo caso espero que a Apple abandone o botão físico HOME para um capacitivo, assim menos coisas que se estraguem. Nos iPad não é frequente, mas nos iPhone (especialmente quem vai comprar em 2ª-mão) há que ter em atenção porque é um botão usado centenas de vezes cada semana, e se avaria não há alternativas... Espero que no iPad 3 / iPhone 5 a Apple coloque o home em capacitivo e home "fixo" seja um menu de aplicações em multitasking estilo Android.

    ResponderEliminar
  6. Já tenho desculpa para fazer jailbreak. Funcionou muito bem. Boa dica.

    ResponderEliminar
  7. Dos_Passos2/1/12 13:13

    De facto o Activator é "aquela máquina".
    Defeni em Anywhere > Status Bar:

    - Hold => Home - ou seja, manter premido a status bar é o mesmo que premir o botão "Home"
    - Swipe Left/Right => Activate Switcher - passar o dedo para a esquerda/direita na status bar é o mesmo que premir duas vezes o botão Home para aparecer a multitarefa.
    Só com esses dois gestos do Activator já poupo bastante o botão Home.

    ResponderEliminar