2012/01/26

Google quer Standard para Preenchimento Automático de Formulários na Web

Não deixa de ser caricato que com toda a inteligência e potência que os computadores actuais têm, muitos utilizadores continuam a ter que executar tarefas rotineiras como: preencher os mesmos dados, uma e outra vez, em formulários web. Nome, email, morada, são coisas que recorrentemente são pedidos em formulários, e que temos que voltar a escrever repetidamente.

O Google Chrome já tem um sistema de preenchimento automático destes campos, mas que perante a enorme diversidade de formulários existentes, por vezes não funciona como seria desejado. Agora, o Google quer mudar isso, sugerindo um sistema standard para o preenchimento automático dos formulários na web.

A ideia é que os web developers possam definir expressamente os dados que desejam em cada campo, para que o Chrome (e demais browsers e sistemas de auto-preenchimento) possam preenche-los correctamente sem margem para erro.

Como tudo na web, será coisa que certamente demorará vários anos a ser implementado (se é que o vai ser)... mas... parece-me uma boa medida que evitará o trabalho repetitivo de preenchimento de dados.

3 comentários:

  1. Apenas li "na diagonal", mas supostamente o HTML 5 vinha facilitar este tipo de preenchimento de formulários, introduzindo novos tipos de input:
    http://www.w3schools.com/html5/html5_form_input_types.asp

    ResponderEliminar
  2. Mais problemas de provacidade a caminho.

    ResponderEliminar