2012/01/12

GPU do Próximo iPad 20x Mais Potente?


Com a chegada de ecrãs de alta-densidade aos tablets, com resoluções até aqui apenas vistas em ecrãs de dimensões muito superiores (falamos de coisas como 1920x1200 e 2048x1536 em ecrãs de 10"), a potência necessária para movimentar todos esses milhões de pixeis tem que aumentar de igual forma.

No caso da Apple, os GPUs utilizados nos iPad e iPhone seriam por si suficientes para a tarefa... mas eis que ficamos a conhecer os novos chips da PowerVR, e que prometem um desempenho 20x superior!

Não é segredo que eu sempre fui um fã da arquitectura PowerVR, que quando apareceu já prometia grandes coisas... mas que foi infelizmente ultrapassada nos dekstops pelas soluções de "força bruta" da 3DFX e que passaram a servir de base a tudo o que daí derivou. A PowerVR viu-se relegada para o sector mobile, onde a eficiência era - e continua a ser - o factor essencial; numa aposta que agora, tantos anos mais tarde, se poderá vir a tornar numa verdadeira vingança da PowerVR.



Se olharem para o que actualmente é possível ter num iPad 2 e extrapolarem o que será possível fazer com GPUs 20x mais potentes... A chegada "daquele" momento em que os gráficos 3D de alta-qualidade passarão a ser "irrelevantes" em qualquer plataforma poderá estar para mais breve do que se pensava.

2 comentários:

  1. O meu primeiro computador, há mais de uma década atrás tinha uma placa gráfica Power Vr :p

    ResponderEliminar
  2. @Paulo

    Eu tive uma Matrox m3D... nem placa gráfica era. Era mesmo apenas aceleradora 3D. :)

    ResponderEliminar