Se por cá nos vamos preocupando com a Lei da Cópia Privada, nos EUA o assunto é ainda mais sério graças à SOPA. Uma lei que já foi comparada a um ataque nuclear à liberdade na Internet, e que - se na prática não vai resolver nada quanto à pirataria - se torna numa ferramenta que permitirá calar todo e qualquer site "indesejado" de forma fácil.
Por isso mesmo, há quem fale de que a oposição a este lei poderá ser demonstrada de forma igualmente nuclear, com o fecho simbólico de alguns "pequenos" sites por um dia. Sites como o Google, Facebook, etc.
O dia apontado para tal hipotético fecho seria a 23 de Janeiro: o dia antes da discussão da SOPA no Senado norte-americano.
Ainda nada está confirmado - nem tão pouco me parece que, pelo menos por agora, seja provável vir a acontecer - mas... dá que pensar.
Já imaginaram o que seria viverem um dia sem Google, Gmail, Facebook, Twitter, Amazon, Paypal, e afins?...
Um dia que seria simbólico, não só como oposição à SOPA, como também para nos fazer parar para pensar no quanto estamos dependentes (ou não) destes serviços diariamente.
2012/01/11
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
E preocupante, nao por causa de "nao resolver nada em relacao a pirataria" mas sim por se achar que s SOPA e razoavel para fazer face a pirataria. Se a pirataria acabasse num passe de magica com a aprovacao da SOPA, tudo o resto que se perde parece-me muito mais valioso do que qualquer negocio de distribuicao de material sob copyright. Era bom que o politicos se atravessassem e dissessem sim ou sopas para assumirem as consequencias eleitorais.
ResponderEliminarUm dia sem Facebook = No problem
ResponderEliminarUm dia sem Google = No problem
Um dia sem GMail = Huge problem :D
Minha opiniao em relaçao a isto
Redes sociais ainda se aguenta uns dias sem, mas agora o Gmail é complicado.
ResponderEliminarSe alguns sites infraestruturantes (e podem ser diferentes para cada um de nós) fizessem greve 1 dias à escala global isso a mim cheiraria a abuso de poder, tal como a imposição de leis como a SOPA, PIPA e RWA ou similares por esse mundo fora
ResponderEliminar@Cafonso
ResponderEliminarÉ tipo as greves em sectores críticos, como os portos, controladores aéreos, transportes, etc...
Virava feriado mundial :D
ResponderEliminarNão seria uma boa jogada os sites impedirem o acesso via DNS normal e apenas permitirem o acesso via IP durante um dia?
ResponderEliminarPara grandes males grandes remédios. Para mim fazia-se isso a ver se no dia da aprovação da Lei os senadores não baixavam a bolinha.
ResponderEliminar