2012/01/04

Telemóveis a Energia Solar

À medida que os smartphones se vão tornando cada vez mais potentes, há um aspecto que continuamente continua a limitar a sua real utilidade: a sua autonomia.

Há uma década atrás, a guerra entre os telemóveis era ditada - e quase em exclusivo - por esse mesmo factor: depois de telemóveis que duravam apenas 1 ou 2 dias, assistíamos a equipamentos capazes de aguentar por uma semana (ou até mais) em standby. Hoje em dia, temos infelizmente que encarar "topos-de-gama" que, em uso intensivo, poderão nem durar até à hora do almoço, e obrigam a recarregamentos constantes.

Sem dúvida que todos os fabricantes dedicam atenção especial a este sector, e a Nokia veio partilhar algumas das suas conclusões no que diz respeito a telemóveis equipados com paineis solares.

Com a tecnologia actual, telemóveis com paineis solares continuarão a ser mais uma curiosidade do que um produto realmente viável. Mais do que permitir o uso continuado do equipamento, o melhor que se pode obter - e em condições favoráveis - é que o carregador solar permita que o equipamento se vá aguentando em standby.

Para além disso, há muitas outras dificuldades que tornam esta solução pouco atractiva: para além da área do painel solar estar limitado ao tamanho físico do telemóvel; ora pensem um pouco... onde colocam o telemóvel quando andam com ele "lá fora"? Por norma, estará enfiado num bolso, saco, ou mochila, longe da luz solar.

Por tudo isso, a Nokia considera que esta solução poderá ser interessante em casos especiais: como povoações remotas onde a energia eléctrica não seja facilmente acessível - e onde um telemóvel possa ficar "ao sol" a carregar durante o dia, para depois ser utilizado por pouco tempo. Mas, para a maioria dos casos... o sonho de um telemóvel com energia ilimitada e que possa ficar afastado de uma tomada eléctrica durante semanas, continuará por concretizar.

4 comentários:

  1. Anónimo4/1/12 14:30

    Isto até tinha uma solução simples q em nada tem a ver com o tlmv em si.
    Bastava q houvesse uma bolsa daquelas tipo "pouch" (tipo meia) que fosse revestida a paineis solares e depois qd se pusesse o tlmv dentro da bolsa, ligado atravez da porta usb ou até por indução à bateria, regarregava o tlmv
    Mais simples não ha...

    ResponderEliminar
  2. Marco Antunes4/1/12 14:59

    O Sr "Anónimo" tem toda a razão, já ai tem uma ideia para um negocio que poderá ser rentável. Não faça é como o Pingo Doce porque Portugal precisa de nós..E cuidado é com as guerras de patentes :D

    ResponderEliminar
  3. Rúben Mendes4/1/12 19:06

    Pena é o rendimento energético ser baixo (inferior a 50%)... Ainda não foram encontrados novos materiais que possam ser integrados nas células e painéis que consigam aumentar o rendimento.

    ResponderEliminar