2012/01/04

Notícias do Dia

A ASUS vai abrir o bootloader do Transformer Prime (que tem apresentação oficial marcada no nosso país já para o próximo dia 12), a Samsung volta a recuar e a confirmar que não vai mesmo haver ICS para o Galaxy S (nem value pack, nem coisa alguma), um Ziggy que quer ser a Siri nos Windows Phone, nos bastidores dos sistemas de gestão de trânsito da TomTom, a viabilidade (ou falta dela) dos telemóveis a energia solar, e até um HTPC ultra-fino para quem não quer computadores inestéticos na sua sala de estar.

E até já vimos como imprimir um mundo virtual do Minecraft em 3D real, e de como os jogos no Android nem sempre são o que parecem, mas já a seguir... as notícias do dia:


Samsung Galaxy M


Não será a melhor altura para estar a falar de equipamentos desta marca coreana, mas para satisfazer os clientes que queiram um equipamento "quase" topo-de-gama mas a custo mais acessível, a Samsung proppões o novo Galaxy M. Um telemóvel que vem equipado com um CPU (single-core) a 1Ghz, ecrã SuperAMOLED de 4", e câmara de 3MP. A versão do Android é a 2.3... e nem vamos entrar em considerações sobre as possíveis actualizações.

(Embora, para ser sincero... acho que a partir do momento em que o Google lança uma nova versão do Android, todos os fabricantes deveriam ter o bom senso para que todos os equipamentos lançados após essa data saissem com essa mesma versão.)


Microsoft processa Retalhista Britânico por Vender Windows "Piratas"

Tempos houve em que os cometas eram considerados um mau presságio, e para a Microsoft isso parece ter sido tomado mesmo à letra no que diz respeito às loja de retalho Comet em Inglaterra.

A Microsoft processou a Comet acusando-a de fazer milhares de cópias ilegais de CDs de recuperação do Windows XP e Vista. A questão é que a Comet diz que foi obrigada a isso, desde que a Microsoft deixou de fornecer CDs físicos com os equipamentos. E assim à partida... não deixa de ter razão.

É ridículo que os computadores tenham deixado de ser fornecidos com uma forma de poder repor o sistema em caso de avaria ou troca de disco. (E não me parece que "despachar" essa responsabilidade para cima do cliente, incitando-o a que seja ele a criar os próprios CDs de recuperação quando arranca o sistema pela primeira vez fosse a forma mais eficiente de o fazer.)

Vai ser interessante ver o que o Tribunal vai decidir...


Google exige que Tema "Holo" seja Standard nos Androids

A questão da fragmentação dos androids é assunto recorrente. Para além da variação dos botões nos equipamentos (que agora ficam obsoletos com a chegada do Android 4.0 e a passagem para botões virtuais no ecrã) temos que lidar com os interfaces alterados pelos próprios fabricantes, e que fazem com que a experiência de utilização de Android para Android possa variar enormemente.

O Google disse que iria pôr um ponto final nisso... Mas ainda não vai ser o caso.

Mas para começar, com o Android 4.0, o tema "Holo" terá que estar disponível em todos os equipamentos que quiserem ter acesso ao Android Market.

Isto não impede que os fabricantes possam continuar a oferecer os seus TouchWiz ou HTC Sense, mas faz com que as Apps que não optem por usar os interfaces modificados possam funcionar de forma standard em todos os equipamentos usando o Holo como base.

Como vantagem adicional, este novo sistema de temas deverá permitir que os fabricantes possam disponibilizar actualizações de forma mais rápida e eficiente do que acontecia nos Android anteriores...


Boot to Gecko

O WebOS poderá ter sido o grande sistema que infelizmente não se concretizou como se esperava... Mas em breve poderemos ter uma nova alternativa no segmento mobile, e que volta a pegar no conceito do WebOS e do Chrome OS - o de tornar um browser no elemento primordial de interface de um sistema.

O Boot 2 Gecko da Mozilla já mexe... e quem sabe... poderá ser mesmo aquilo que precisamos para apimentar o segmento mobile onde iOS e Android julgam já estar tudo inventado...




Curtas do Dia

1 comentário:

  1. Rúben Mendes4/1/12 19:15

    "(Embora, para ser sincero... acho que a partir do momento em que o Google lança uma nova versão do Android, todos os fabricantes deveriam ter o bom senso para que todos os equipamentos lançados após essa data saissem com essa mesma versão.)" Era para dizer isto quando descobri que a Samsung não iria seguir em frente com a actualização do Samsung Galaxy S para o Android 4.0 ICS! Acho uma estupidez um equipamento de topo não sofrer esta actualização... Mas pronto, os utilizadores deste modelo já devem saber onde conseguir "arranja-lo" :p

    ResponderEliminar