2012/01/25

Ubuntu Troca Menus por um HUD


O Ubuntu quer inovar e afastar-se do conceito tradicional dos menus, que muitas vezes se tornam tão carregados de funcionalidades que se tornam de difícil navegação. Para isso, para a próxima versão 12.04 LTS o Ubuntu vai propor um interface alternativo  que aparece sobreposto no ecrã (ao estilo Head-Up Display - HUD). Bastará começar a escrever pelo que se pretente, e o HUD irá apresentando as opções mais prováveis do que se procura.

Poderá parecer estranho voltar a dar mais prioridade ao teclado numa altura em que cada vez mais se fala de dispositivos touch (tablets e afins) sem teclado... Mas para uso num computador, parece-me que poderemos ter aqui uma boa opção - e que actualmente já é conseguida em diferentes sistemas operativos à custa de programas extra.

5 comentários:

  1. Uma falha que vejo, e também está nos comentários do video, é que por vezes não se sabe o nome da opção que se procura

    ResponderEliminar
  2. Agent Bretman25/1/12 12:45

    Este Gnome 3.0 já é mau.
    Então isto é do piorio.

    ResponderEliminar
  3. Ja nao ando nada contente com o Unity que me fez perder imenso em produtividade, sera que e em 2012 que vou deixar o Ubuntu?

    ResponderEliminar
  4. Só depois de experimentar e usar durante umas horas é que vou decidir se fica ou não.

    Não me parece que acrescente algo de muito útil aos processos actuais para efectuar tarefas demonstradas. No limite, poderá até ser contraproducente :\

    ResponderEliminar
  5. Desde ontem com o dito cujo e no mínimo o que posso dizer é que é impressionante.
    Tratando-se de um conceito novo e revolucionário, os "menus" tem para aí uns 40 anos, exige adaptação mas para quem vem do mundo DOS/UNIX/Linux (estes últimos dois modo consola, como é óbvio) não é difícil.
    Apesar desta desvantagem, existe sempre a vantagem de darmos um pouco de exercício à massa cinzenta, estupidificada pelo uso do rato.
    Uma das coisas que eu tenho a certeza é que isto cai que nem ginjas nos tácteis.

    @braço.

    PS: desconfio que se fosse a Apple a anunciar uma coisa destas, ui, era a maravilha do séc. XXII...
    PPS: 22 não é erro não. :-)
    PPPS: aqueles-de-quem-eu-nem-digo-o-nome, anunciariam no séc XX, prometiam para o séc. XXI, sairia no séc. XXII, a funcionar a modos de IV séc antes de Cristo...

    ResponderEliminar