2012/02/17

Análise ao Vodafone Sinal Max


Já vos tinha apresentado este Sinal Max da Vodafone, um equipamento que promete levar uma rede 3G ao locais mais recônditos... desde que tenham uma ligação à internet por perto. Foi-me dado a oportunidade de testar um em minha casa - algo que veio bem a propósito, uma vez que a rede Vodafone por ali deixa bastante a desejar (apenas 2G e com sinal fraco nalgumas das divisões mais interiores.)


O Vodafone Sinal Max


Este equipamento permite que qualquer cliente Vodafone tenha rede mesmo em zonas onde não exista cobertura 3G da Vodafone. Para isso basta apenas que tenham uma ligação internet de banda larga.

Não fiquem com receio de que os vossos vizinhos passarão a fazer chamadas à vossa custa. O Sinal Max funciona apenas para os equipamentos com os números de telefone pré-fornecidos (num máximo de 30 números de telefone; e apenas para 4 chamadas em simultâneo), sendo também necessário indicar a morada onde o vão instalar.



A nível de instalação, o Sinal Max não oferece dificuldades, e vem fornecido com tudo o que é necessário. Basta ligar  o pequeno transformador à tomada e um cabo ethernet ao vosso router/switch com acesso à internet... e já está!




Em Funcionamento

Depois de ligar o Sinal Max pela primeira vez, foi necessário esperar algum tempo até que finalmente "sincronizasse" a ligação com a Vodafone e efectivamente começasse a fazer aquilo que era suposto: fornecer uma rede 3G com qualidade. Mas passados alguns momentos, lá estavam os sinais bem iluminados, e o sinal de indicação de rede - que habitualmente se fica pelo "2G" - mostrava claramente que agora tinha 3G e com sinal excelente.


Para além das chamadas de voz se efectuarem sem qualquer alteração na qualidade, até os dados via 3G mostravam pings e velocidades condizentes com a ligação. Se no upload a limitação era mesmo da minha ligação à internet, de pouco mais de 1Mbps, no download a ligação em 3G ficou-se pelos 6,31Mbps. Claro que isto foi apenas para teste... já que afinal, se temos internet, melhor servido estamos a dar uso à ligação WiFi, e a evitar pagar dados 3G à Vodafone!


No entanto, nem tudo correu bem após ligar o Sinal Max...


Rapidamente comecei a sentir coisas estranhas nas ligações WiFi. Num portátil onde habitualmente tenho boa ligação, a velocidade de acesso à internet era "nula". Algo que pude comprovar levando o iPhone lá para perto e tendo o resultado que se pode ver na imagem aqui em cima: 0.07Mbps de download, 0 de upload.


Desligando o Sinal Max, tudo voltava à normalidade... com pings reduzidos e velocidades de 15Mbps e 1.2Mbps em download e upload.

Nas instruções de instalação é referido que o Sinal Max não deve ser instalado na proximidade de um router ou acess point WiFi para evitar as interferências - e este caso demonstrou exactamente o quanto isso tem mesmo que ser seguido à risca. Se pretendem ter adquirir um Sinal Max, convirá pensarem previamente em locais para a sua instalação de forma a que tenham uma boa cobertura 3G... mas de forma a que não interfira com a vossa rede WiFi - algo que será mais fácil caso tenham uma instalação ethernet por fio que vos permita instalá-lo longe do vosso WiFi.


Apreciação Final


Não há muito a dizer sobre o Vodafone Sinal Max. O produto faz exactamente aquilo a que se propõe, e uma vez que se trata uma um aparelho "wireless" temos apenas que seguir as regras de instalação indicadas para evitar possíveis interferências com a vossa rede WiFi caseira.

A minha única crítica é que não deixa de ser um pouco estranho que um utilizador que paga para ter este equipamento, tenha que pagar quadruplamente para ter um serviço pelo qual já paga. Vejamos: tem que pagar para ter o serviço Vodafone; tem que pagar pelo Sinal Max; tem que pagar a ligação internet; e por último, tem que pagar as comunicações/dados que está a efectuar usando a sua própria ligação!

Para quem pretender estar apenas contactável, para que possa continuar a receber chamadas para o seu telefone Vodafone, o caso será menos gravoso... Mas seria bem mais agradável se a Vodafone taxasse de forma diferente as chamadas e dados usados no nosso próprio Sinal Max - afinal, estamos a usar a nossa própria ligação.

(Mais interessante ainda seria adoptarem um sistema estilo Fon, onde pudessemos usar estes Sinal Max como femtocells públicos que alargassem ainda mais a cobertura deste operador - e eventualmente recebessemos uma comissão pela sua utilização. Mas parece-me algo irrealista que um operador "certificado" se metesse nessas aventuras...)

Conclusão: o Sinal Max destina-se a um grupo bem específico de pessoas que tenham necessidade de permanecer contactáveis via telemóvel, e que estejam dispostas a usar a sua própria ligação banda larga para o garantir. Para essas pessoas, as opções disponíveis são a aquisição de um amplificador de sinal 3G genérico (bastante mais caro - mas que dispensa a utilização da Internet) mas que obriga a que tenham rede 3G a amplificar; ou... mesmo no caso onde não exista qualquer tipo de rede 3G... a utilização de um destes Sinal Max.


Também fica evidente a necessidade de os operadores nacionais se adaptarem aos novos tempos, já que com internet por perto, são cada vez mais as pessoas que optam por comunicações VoIP ou outros serviços que permitem falar para qualquer parte do mundo a preços muito mais reduzidos (ou até mesmo gratuitos). Em vários países Europeus temos o exemplo de operadores que oferecem chamadas ilimitadas para ínumeros destinos, SMS ilimitados, e alguns GB de dados, por menos de 20€ mensais. Até quando pensarão que em Portugal se poderá continuar com tarifários muito mais limitados e com preços bem mais elevados?

Dessa forma apenas conseguem fazer com que seja cada vez maior o número de pessoas que prefere ter a sua rede WiFi disponível, do que a a ligação celular do seu operador...

4 comentários:

  1. Isso dos tarifários só mudaria se entrasse no mercado um 4º operador que não aderisse ao cartel instalado. Com a máfia instalada neste momento nunca vai haver melhoria de tarifários!

    ResponderEliminar
  2. Excelente seria se desse para utilizar no estrangeiro. Especialmente para portugueses que vivem em países com tarifários obscenos (como no meu caso - Angola)

    Isso seria bom demais para ser verdade.

    Ou então em alternativa haver uma operadora global que funcionasse com base em 3G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ja há, a vodafone tem um software para fazer chamadas pelo computador. Basta ter um nr activo cá em portugal e pode ligar através desse nr. pelo computador. Quer esteja em Portugal ou no extrangeiro

      Eliminar
  3. A FemtoCell que a Vodafone utiliza tem um "dispositivo" que a bloqueia em caso desta ser deslocada para outra zona.
    Dependendo deste e de outros operadores podemos vir a encontrar esta solução em locais publicos e com acesso "aberto" e gratuito.
    Esta tecnologia pode vir a ser utilizada de variadas formas e conceitos. Tudo depende do que os operadores pretendem e parece-me que a Vodafone não quis apostar "em demasia" para já.

    ResponderEliminar