2012/02/17

Navegar na Web num Tablet


Eis algo que certamente já vos terá irritado - e que pelo menos para mim, tem sido causa de "desabafos" regulares: clicam num simples e inofensivo link enquanto navegam no vosso smartphone ou tablet... e em vez de irem para a página que desejavam, são redireccionados para uma versão mobile do site. Na maior parte dos casos, nem sequer têm hipótese de ver o que queriam, pois são redireccionados para a página inicial na versão mobile - mas nalguns casos ainda mais absurdos, são redireccionados para uma página que simplesmente vos incita a que instalem a App correspondente ao site.

(É quase tão bom como visitar um site 100% em flash num iPhone ou iPad, onde nem sequer existe uma versão em HTML básico que dê acesso aos contactos e/ou informação básica.)

Isto é daquelas coisas que não se pode admitir hoje em dia... e onde estas pseudo-tentativas de se dizerem preparadas para os dispositivos mobile cometem o grande crime de destruir por completo uma das poucas coisas que tem funcionado bem - a web - e que acredito plenamente ser o único fio condutor para a evolução futura de forma standard.

No caso dos tablets, estes atropelos tornam-se ainda mais evidentes e inaceitáveis, pois para todos os efeitos temos nas mãos um "ecrã" que - pelo menos a nível de browsing - esperamos que se comporte de forma semelhante à que temos quando estamos num computador. (E daí as minhas muitas críticas ao browser do Android, quando utilizado num tablet como o Transformer, exemplo - críticas que espero poder deixar de fazer com a recente chegada do Chrome ao Android.)

Seja como for, este problema que aqui abordo não se prende com o browser utilizado, mas sim com a forma como os sites web estão a ser desenvolvidos. Portanto, se é essa a vossa área, não cedam à tentação de tentar "melhorar" a experiência de utilização de quem visita os vossos sites... se nesse processo acabarem por tornar impossível o seu acesso "normal" que a maioria dos utilizadores esperará conseguir ter/ver.

6 comentários:

  1. Resolvi o problema nas opções do browser de origem, dizendo que pretendo que o tablet se apresente às páginas como sendo um desktop, nunca mais apareceram as versões mobile.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso ajuda... em parte. Agora falta apenas que o browser se comporte realmente como um browser desktop (dá um salto às folhas de cálculo do Google Docs, por exemplo, e já vês... :)

      Eliminar
  2. Olá Carlos, experimenta o ICS no Trasformer Prime com o browser em modo PC e vais ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @André
      Foi exactamente o que fiz... e é exactamente o exemplo que dou para mostrar que aquilo funciona muito mal! :)
      (Está o vídeo na review ao transformer prime, com o acesso ao spreadsheets no final)

      Eliminar
  3. Neste momento estou a ver esta postagem em versão mobile no meu nokia c5. O browser é o opera mini. Não tenho razões de queixa porque atende justamente às minhas necessidades. Se visse este site em versão web, demoraria uma eternidade a carregar. Assim é tudo num flash. Lololololol=)

    ResponderEliminar
  4. Desenvolvo websites e quando comprei um tablet essa foi precisamente uma das coisas que me irritou ver em muitos blogs: um ecran enorme para ver coisas formatadas para um telemóvel está longe de ser boa usabilidade.

    Concordo também no ponto em que diz que a web deverá ser o único fio condutor padrão para todos e mesmo as apps nativas quer Android quer iOS já oferecem um grande suporte para o html e tecnologias associadas.

    ResponderEliminar