2012/02/11

Apps Android Escuras para Poupar Bateria


Nos LCDs a diferença entre ter um ecrã todo a branco ou todo preto é nula (exceptuando os modelos que ajustam a intensidade da luz em função da imagem exibida). No entanto, nos OLEDs a coisa é bem diferente: cada pixel iluminado gasta energia, enquanto que cada pixel apagado... não.

Por isso mesmo o Google tem optador por temas mais escuros no seu Android, e cujo conceito é agora levado ainda mais longe com estas "Google Apps Escuras"; um mod que altera o tema das Apps do Google para que as cores fiquem invertida e onde o preto se torna a cor predominante.

Para quem tiver um Android com ecrã OLED e quiser espremer o máximo de bateria do seu equipamento... é algo que valerá a pena considerar.

(Seria interessante fazer um teste para averiguar qual o impacto efectivo que um ecrã predominante preto/branco tem na autonomia de um smartphone com ecrã OLED.)

2 comentários:

  1. só uma pequena chamada de atenção, será iluminado e não eliminado em " cada pixel eliminado gasta energia, enquanto que cada pixel apagado... não"

    ResponderEliminar
  2. Acho que chegaram a fazer testes no Galaxy S por causa de uma app de notificações que usava o próprio ecrã para as mostrar (por causa do Glalaxy não ter LEDs para isso) e a conclusão a que chegaram foi que a diferença era praticamente nula. Por isso é que essa app caiu em desuso e se passou a usar o BLN (app que acende as teclas touch, em vez do ecrã, para dizer que temos notificações.)

    Links:
    NoLed: https://market.android.com/details?id=com.led.notify&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwxLDEsImNvbS5sZWQubm90aWZ5Il0.

    BLN:https://market.android.com/details?id=neldar.bln.control.free&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwxLDEsIm5lbGRhci5ibG4uY29udHJvbC5mcmVlIl0.

    ResponderEliminar