2012/02/06

CPU A5 da Apple tem Redução de Ruído Integrada


Não deixa de ser curioso que ainda hoje tenha falado da Siri e da possibilidade de no futuro esse reconhecimento de voz poder ser feito por hardware dedicado no iPhone, de forma a que possa estar sempre activa sem gastar demasiada bateria, e eis que parece que no cpu A5 usado no iPhone 4S isso já sucede... embora não a tal ponto.



Parece que no Apple A5, um chip que já tinha deixado alguns analistas curiosos devido ao seu tamanho "demasiado grande" para o que seria suposto conter, está integrado igualmente um sistema de redução de ruído da Audience chamado "EarSmart". Um sistema mais evoluído que o sistemas de redução de ruído tradicional - que apenas são capazes de processar voz falada com o telemóvel encostado à cabeça - e que nesta evolução é igualmente capaz de detectar a voz mesmo quando o utilizador estiver a falar em ambientes ruidosos a maior distância, naquilo que se diz ser o  'far-field speech'.

Estando integrado no chip da Apple permite que a mesma poupe um chip extra e o espaço que ocupa, assim como permitir que um sistema de reconhecimento de voz tenha uma eficácia superior. Poderá ajudar a explicar porque motivo a Apple manteve a Siri afastada dos modelos anteriores, que têm sistemas de redução de ruídos menos capazes... mas continuo a achar que o principal motivo é mesmo "político" como factor de diferenciação do 4S.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)