2012/02/06

Notícias do Dia

Já vimos como ter uma Siri sempre à escuta no iPhone; mais um vídeo da Corning que nos mostra um futuro feito de vidro; como fazer detecção de movimento em Processing; assim como jogos educacionais da Nasa para iOS e Facebook; o mais recente Google Docs App para Android agora com modo offline; o novo Galaxy S 3 prometido para Maio; um Google Doodle dedicado a François Truffaut; ficamos a saber um pouco mais de um projecto secreto do Google prestes a ser revelado: o Solve for X; e também mais novidades sobre o futuro Windows Phone 8.

Temos também em destaque uma falha de segurança bem grave que faz com que qualquer pessoa na Internet possa ver milhares de câmaras privadas por todo o mundo.

Mas este início de semana tem muitas mais notícias... que podem ver já a seguir:




Mães, Amamentação, e a Censura do Facebook 


Muito haveria a dizer sobre os traumas Freudianos que levam a sociedade dos EUA a ter uma relação de tão grande amor-ódio perante os seios femininos. Por um lado incentivam que jovens de seios bem volumosos "encham os olhos" de tudo e todos; mas... um pequeno deslize onde um mamilo fique visível dá logo escândalo a nível nacional.

Também no Facebook isso tem causado algumas chatices, já que o FB apaga e bloqueias as contas de mães que simplesmente querem partilhar (ou guardar para a posteridade) a amamentação dos seus filhos. E antes que se comece a julgar se tal será ou não apropriado... talvez valha a pena olhar para todo o outro tipo de actividades que por lá vemos partilhadas por outras pessoas...

Seja como for, já há um movimento de mulheres que pretende que o FB pare de remover e bloquear as contas quem coloca estas fotos ditas "impróprias".

Algo que se torna mais caricato quando lerem a notícia seguinte...


Facebook Continua a Não Apagar Fotos Removidas há Anos


Se para algumas pessoas o problema no FB é verem as suas fotos removidas, para outras o problema é exactamente o oposto: o de aparentemente não ser possível apagar uma foto no Facebook!

O problema já tinha sido descoberto há algum tempo, mas mesmo passando todo este tempo, persiste. Mesmo que um utilizador remova uma foto, qualquer pessoa que tenha um link directo para a mesma continua a poder vê-la... anos após ter sido (supostamente) removida.

É certo que hoje em dia, bem podemos considerar que a partir do momento que uma foto aparece na internet, será mais que provável que alguma copia seja feita algures e para sempre permaneça algures... Mas quando isso está a ser feito por um serviço como o Facebook... não deixa de ser estranho.


AT&T faz Throttle de Dados aos Ilimitados.. e não só

Que já estamos habituados a ver os operadores de telecomunicações e de acesso à Internet a venderem aquilo que os utilizadores não podem usar... isso infelizmente é tão comum que até já se acha normal. No caso da AT&T, o acesso de dados móveis "ilimitados" que vendiam foram substituidos por planos de dados com limites de dados; e para os utilizadores que tinham os planos ilimitados, a solução foi simples: a partir dos 2GB de dados a sua velocidade de acesso é reduzida para valores que o tornam inutilizáveis.

Algo que obviamente tem enfurecido os clientes, que começaram a olhar para alternativas, como o novo plano de 3GB (que custa o mesmo que o anterior "ilimitado") e que à partida oferecerá pelo menos esse volume de dados sem "chatices"...


Windows 8 sem Start Button?


Parece que a Microsoft se prepara mesmo para marcar o fim de uma era (ou, talvez melhor dizendo, um novo início) com o Windows 8. Numa das mais recentes actualizações da versão "preview" que se espera ser quase final, a Microsoft optou por remover completamente o icónico botão de iniciar (Start Button) quem tem sido imagem de marca deste sistema operativo desde o Windows 95.

No entanto, talvez não se sinta a sua falta, uma vez que continuaremos a ter acesso a funcionalidades semelhantes ao colocar o rato no canto do ecrã, ou possivelmente através de um gesto nos dispositivos touch.

Seja como for, começo a sentir-me velho ao ter ainda bem presente na memória a primeira instalação de um Windows 95 a que assisti, em casa de um amigo... e, claro está... disto:



Até faz bem relembrar o quanto as coisas mudaram desde 1995, não? :)


Curtas do Dia


Curiosidade do dia: Fazes do tipo de computador que era necessário para poderes correr o Windows 95 em 1995?
  • CPU 386DX ou superior (486  recomendado )
  • 4 MB de RAM (8MB recomendado)
  • 35-40 MB de espaço em disco (podendo chegar aos 55MB)
  • Um drive de disquetes de 3.5" de alta-densidade
  • Resolução VGA ou superior (SVGA com 256 cores recomendado)

... Dá que pensar sobre se realmente se estará a tirar partido de toda a potência dos sistemas actuais, não dá? ;P

2 comentários:

  1. Anónimo6/2/12 17:31

    Aqui fica a sugestão de uma notícia que não vi abordada por este blog e que me pareceu pertinente (tendo em conta que fazes questão de frisar os "crashes" do Android cada vez que existe uma notícia a falar bem desse OS :p):
    http://www.forbes.com/sites/tomiogeron/2012/02/02/does-ios-crash-more-than-android-a-data-dive/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão pertinente que já por cá tinha sido dada, na secção curtas do dia no outro dia:
      http://abertoatedemadrugada.com/2012/02/noticias-do-dia_03.html

      Eliminar