2012/02/24

A Energia Solar - Solução com Futuro?


No outro dia fui dar com os parques solares da Martifer - uma empresa nacional que tem tido enorme sucesso na área, quer a nível nacional quer a nível internacional -  e de novo dei comigo a sonhar com um futuro onde todas as casas e edifícios fossem obrigadas a ter paineis solares para ajudar a gerar energia. É certo que a eficiência de um painel fotovoltaico estão ainda longe de permitir que se possa depender exclusivamente do "solar" para todas as nossas necessidades; e as notícias que vamos lendo sobre os avanços e melhoramentos da sua eficiência parecem demorar "eternidades" até se concretizarem em produtos comerciais e que efectivamente permitam dar início a uma revolução solar... Mas... talvez isso possa acontecer mais cedo do que se pensa.

E o motivo poderá nem ter um fundamento tão ecológico como se poderia desejar... Poderá no fundo ser apenas uma questão de... necessidade!

Petróleo e gás natural têm os dias contados... quer isso se traduza em poucas, ou muitas, décadas. E considerando-se que o velho "gigante adormecido" que é a China está agora em plena expansão, as suas necessidades energéticas rapidamente atingirão níveis que igualarão todo o resto do mundo - fazendo com que as tais reservas se esgotem muito mais rapidamente.

Se a isto adicionarmos a transição dos veículos de combustíveis fósseis para a energia eléctrica, rapidamente se percebe que toda a rede energética e a geração de energia terá que ser repensada. E uma das soluções, especialmente para países que - como Portugal - têm uma boa dose de Sol durante todo o ano, poderá passar pela energia eléctrica solar. A micro-geração poderá parecer insignificante quando comparada com as necessidades globais, mas se considerarmos que passará a constituir milhares/milhões de nodos adicionais de geração de energia (e muitas vezes logo no local onde poderá ser consumida - como é o caso dos tais parques solares, cuja energia poderia ser logo utilizada para carregar os veículos eléctricos aí estacionados)... passaríamos a ter algo que levaria as vantagens das transferências "P2P" (peer-to-peer) à rede eléctrica.

Uma rede distribuída, onde todos fossem simultaneamente consumidores e produtores de energia e encontrando continuamente um ponto de equilíbrio para a máxima eficiência comum.

O custo da energia vai subir nos próximo anos; para as grandes empresas, como o Google, isso já faz com que os seus data-centers sejam activados/desactivados diariamente em redor do mundo por forma a pouparem energia nos períodos mais caros em cada zona geográfica. É algo que a maioria de nós não poderá fazer... mas pelo menos poderá ajudar-nos a planear um futuro mais sustentável, quer para o ambiente do nosso planeta, quer para a nossa carteira.

9 comentários:

  1. A Alemanha que não é propriamente um país solarengo iniciou há muito uma processo de geração de energia a partir de meios renováveis bastante intenso (solar entre muitos outros). Nós pelo contrário como país relativamente solarengo preferimos desperdiçar algumas oportunidades.

    A Martifer contudo enfrenta nos seus projectos internacionais alguns escolhos como por exemplo as alterações legislativas ocorridas em Itália (menos subsídios).

    ResponderEliminar
  2. Sabiam se eu quiser ter a minha casa só com eletricadade 100% eolica ou 100% energia solar, não posso ter pq é ilegal!!!! Ridiculo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, não sabia dessa. Podes explicar como é isso? Não podes ter uma casa 100% solar, sem estares ligado à rede eléctrica? Como é que eles podem controlar isso?

      Eliminar
    2. Não creio que isso seja assim. Até porque ha algumas instalações 100% autonomas no nosso país. Não faltam exemplos como pequenas barragens, instalações agricolas, um ou outro turismo ecologico.

      O grande problema na captação de qualquer energia electrica sem ligação a uma rede ainda é o armazenamento desta. As baterias são caras, ineficázes, e com uma vida util bastante diminuta.

      De resto, é também o meu sonho um dia, conseguir ser o mais autonomo possível.

      Cumprimentos

      Eliminar
    3. E verdade sim senhor;) Isso é graças ao nosso querido socrates e mexia, um cidadao normal é obrigado a estar ligado a rede, mesmo este sendo um produtor autonomo... O mais engraçado é que se o meu vizinho for produtor de energia, eu nao posso ser ;) Isto das energias renovaveis e muito bonito, mas mais bonito é o que esta por de tras, acham que um governo consciente nos vai deixar ser completamente autonomos no que respeita a energia, algo que rende milhoes aos cofres do mesmo... Sao como os carros electricos, a energia para abastecer fica barata, mas caso nao saibam paga-se mais em taxas do que a energia que consumimos nos automoveis... Por isso é que se falava muito em carros electricos e agora ja nao, porque pensamos que vamos poupar milhares e no fim meia duzia de euros, e investimos sei la quanto...
      Cumprimentos

      Eliminar
    4. Nuno de facto não faltam, mas se reparares os exemplos que falas-te são explorações agrícolas, e turismo ecológico, ou seja, equipamentos que normalmente são instalados fora das zonas urbanizáveis de um concelho, conhecido pelas pessoas como "dentro do PDM", ora o estado nomeadamente as camaras municipais não são obrigadas a fornecer as instalações de energia, comunicações, água e sanemeamento a estes locais pelo que podem ter instalações autónomas. Passa-se o mesmo com a água e saneamento se estás numa zona urbana ou urbanizável és obrigado a ligar-te às redes existentes indepentemente de seres autónomo. Isto tudo claro para poderem receber as taxas e demais impostos...

      Eliminar
  3. "uma empresa nacional que tem tido enorme sucesso na área, quer a nível nacional quer a nível internacional" veremos se sem a mama dos subsídios esse sucesso se manterá.

    ResponderEliminar
  4. Actualmente as energias renováveis só são rentáveis se levarmos em linha de conta o proveito ambiental dessas opções. Ora, como não há mercado de custos/proveitos ambientes, esses valores têm sido pagos pelos Estados através de subsídios aos instaladores/produtores. O Estado assume que o benefício ambiental de uma fonte de energia renovável é de X, e paga esse X ao investidor, q assim tem incentivo para optar pela energia renovável vs a tradicional. Tradicional essa que é, num mercado livre de subsídios, mais barata que a renovável. A teoria faz sentido, porque assim o Estado (ou seja, nós todos com os nossos impostos) paga neste momento para ter um futuro mais limpo. Tudo bem. O problema é quando os Estados não têm dinheiro sequer para pagar as despesas correntes, quanto mais subsidiar energias renováveis, que é o que se passa agora. O que acontece então? Os Estados retiram os subsídios e as "Martiferes" deste mundo ficam com a corda na garganta!

    ResponderEliminar
  5. para quem não sabe, o "balanço ambiental" da produção + vida + reciclagem dos painéis ainda é bastante negativo. Espero que a tecnologia evolua para inverter essa tendência, mas de momento ainda não é benéfico para o ambiente abusar dos painéis.

    ResponderEliminar