2012/02/18

iPad 3 com Resolução de 2048x1536 confirmado?


É quase certo que o futuro iPad 3 - a apresentar em Março - irá duplicar a resolução para um ecrã "retina display" tal como a Apple fez com o iPhone 4. E a dar mais credibilidade a esta quase-certeza está esta aparente confirmação dada por um ecrã LCD com as dimensões exactas que se esperam para o iPad, mas que quando colocado sob o microscópio revelam a sua verdeira dimensão....



Sim, trata-se de um LCD com 4x mais pixeis que o anterior ecrã do iPad, e que faz com que se possam começar a preparar para ver um iPad com imagem mais nítida que nunca. Ainda nem estou bem a imaginar o que possa ser ver tal resolução a mexer-se com a fluidez "obrigatória" a que a Apple auto-impõe nos seus produtos... Mas vai ser bonito, ai vai vai.

E assim, com um simples lançamento, se tornam "obsoletos" - ou pelo menos, muito menos desejáveis - todos os tablets da actualidade, independentemente da plataforma que correm.
(Sendo também mais que certo que Samsung, Asus, e outros, já estarão a trabalhar a toda a velocidade para trazerem igualmente tablets "HD" para o mercado.)


Para quem achar que tal resolução é desnecessária, remeto apenas para os gráficos pré/pós retina display nos iPhones:

Oram digam lá se não dá jeito ter 4x mais pixeis no ecrã? ;)


Para além disso, há outra vantagem que o iPad irá ter sobre a fornada de tablets FullHD que se aproxima:


É que, para além de se tratar de um ecrã de aspecto 4:3 (o que o torna mais "natural" de usar quer na vertical, quer na horizonta), estamos a falar de um ecrã com 2048x1536 pixeis versus outros com 1920x1080. Ou seja... enquanto num apenas poderemos ver um filme FullHD sem redimensionamento, no iPad 3 podemos estar a ver um filme, e ainda ter quase 50% dos pixeis disponíveis para mostrar conteúdos adicionais.

... Sei é que vai passar a ser muito estranho termos mais resolução num ecrã com pouco mais de 9" do que temos em monitores com 24-26" (e até nos televisores de 50")! :)

5 comentários:

  1. Já houve imensos tablets anunciados na CES com resolução Full HD. Tornam o iPad3 menos impressionante nesse aspecto.
    Seria mais interessante se tanto a Apple como os outros OEMs fizessem laptops com ecrãs da qualidade dos tablets.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos lá ver quando é que efectivamente as altenativas Android chegam, e que preço.

      A meu ver, a Apple tem duas grandes vantagens: tem a economia de escala, de poder comprar componentes para milhões, o que lhe possibilita poder oferecer um iPad 3 "retina" a um preço altamente concorrencial; e também o aspecto que não se pode descurar de que com esta resolução... tem mais de 50% de resolução face a um ecrã HD.

      Pessoalmente, continuo a achar que os ecrãs Full HD 16:9 são bons para ver filmes e vídeos... mas não são grande coisa para mais nada. Na horizontal não têm espaço vertical "que chegue"; e na vertical ficam estranhamente desproporcionados.

      Já na altura que tive que me actualizar para um monitor, tive que pagar extra para poder ficar com um 16:10, para ganhar mais uma centena de pixeis na vertical que tanta falta fazem.

      Eliminar
    2. http://blog.gsmarena.com/asus-transformer-prime-700t-with-fullhd-screen-officially-announced-makes-quick-work-of-other-tablets/

      http://www.slashgear.com/acer-announces-s5-thinnest-ultrabook-full-hd-1080p-tablet-and-more-08207315/

      O iPad será superior aos Android tablets devido a ter um ecosistema superior. Mas vão existir tablets com resoluções aproximadas ao Retina Display, e só o fanboy mais cego vai andar a pescar diferenças. Ou então a colar os tablets ás retinas para perceber essas diferenças!

      Eliminar
  2. Não acredito nisso, não estou a ver a apple a investir num ecrã dessas resoluções neste momento. Só quando os outros tiverem é que ela investe, pois fica muito mais barato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estaria apenas a fazer aquilo que já fez no iPhone 4.
      O lançamento agora faz com que a Apple possa garantir uma vantagem bem confortável sobre os tablets concorrentes... que não só tem que lidar com a questão das actualizações do Android, como terão ainda que se apressar a lançar novos modelos, com resoluções HD, e a preços concorrenciais face ao iPad.

      Vai ser uma luta renhida... e os consumidores é que ganham. :)

      Eliminar