2012/02/19

Privacidade na Web e a Gravidez


Muito se tem falado sobre a quantidade de informação que "oferecemos" aos sites que visitamos na web; mas por vezes é impossível não ficar surpeendido com o que esses dados permitem descobrir.

Que o diga um pai de uma jovem adolescente que reclamou quando descobriu que uma loja estava a enviar promoções de produtos para bebés para a sua filha... e descobriu que afinal a filha estava mesmo grávida sem que ele soubesse!

Como é que uma loja foi capaz de descobrir uma gravidez escondida?

Através da análise dos dados dos produtos comprados, verificaram que havia uma correlação entre a compra de certo tipo de produtos em mulheres grávidas. Cremes, loções, suplementos alimentares, etc. Dados que por si só pouco ou nada significam, mas que quando atirados para uma análise matemática permitem até descobrir em que fase da gravidez uma mulher esteja, com alta probailidade. (Algo que as lojas bem apreciam, para poderem enviar promoções para o tipo de produtos que mais faltam façam para cada momento.)

Portanto... fica a informação. E se uma loja pode fazer isto... imaginem só o que será possível fazer através da análise daquilo que compram com o vosso cartão multibanco, etc...

2 comentários:

  1. A privacidade já não existe....

    ResponderEliminar
  2. Eu e a minha mulher reparamos isso quando tivemos o bebe :o).
    Durante a gravidez, cada vez mais comecou a aparecer publicidade pre-natal. hehehe...

    ResponderEliminar