2012/02/01

Nikon P510 com Zoom de 42x


A Nikon já tem sucessora para a sua mega-zoom P500 (uma câmara "especial" já que se trata da câmara oficial aqui do Aberto até de Madrugada :) e que novamente empurra os limites do que é possível ter numa câmara deste tipo: a nova Nikon P510 oferece um incrível zoom de 42x! (A P500 ficava-se por uns "modestos" 36x.)

Isto é o equivalente a ter uma lente de 24mm-1000mm que pode andar convosco a qualquer momento e estar sempre pronta a usar (faltando saber que efeito um zoom desta magnitude terá na qualidade de imagem. a nível de aberrações cromáticas e outras...). Os 12MP da P500 passam também a 16.1MP na 510, mantendo um sensor CMOS backside illuminated, enquanto que o ecrã LCD de 3" mantém a resolução de 920 mil pixeis e o sistema articulado.

Seguindo as tendências mais recentes, também podemos encontrar um GPS para geolocalizar as fotos tiradas com a P510 (vamos ver o impacto na autonomia que isto terá).

Pelas fotos, posso ver mais alguns refinamentos, como o botão de seleccção estilo cursor de 4 posições agora ter passado - pelo menos aparentemente - a selector rotativo, que certamente facilitará a afinação de parâmetros e ajustes.

25 comentários:

  1. Anónimo6/2/12 11:35

    Já está disponível para comprar?
    Fiquei louca por esta câmera!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo3/3/12 23:58

    Já se sabe o preço desta máquina?

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Acho que não faz muita vantagem, pelo seguinte: Impede que você compre outras coisas sem pagar alfândega. Se você fizer isso e suas compras ultrapassarem US$ 500, você pagará sobretaxa, Ás vezes de 100%. Os preços aqui estão na base de 150% dos EUA. Chega ali na loja e já trás a Câmera pra casa. Ainda pode pagar a prazo e não terá problemas na garantia ou manutenção. Já me machuquei com essas coisas...

      Eliminar
  4. Eu tenho um P500, onde posso comprar ou encontrar uma apresentação. Completa dos recursos da P510. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sites de venda na Internet. Procure no Google, ou vá à cidade RJ. Edifício Avenida Central. Bons preços.

      Eliminar
  5. Anónimo4/5/12 10:54

    Comprei na FNAC de Almada. Excelente qualidade de imagem. Perfeita para maquina de viajens. Compacta mas com qualidade e uma zoom fantastica. Recomendo.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo7/5/12 01:54

    Serve para fotografar aves no interior de floresta, ou seja, não muito iluminado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que eles dizem na propaganda sim. eu tenho uma mais antiga que já faz isso. Contra a luz do céu não fica muito bom.

      Eliminar
  7. Alguém saberia me informar este Zoom de 42X, que seria equivalente a uma lente de 24mm-1000mm a qual distancia "REAL" que corresponde em metros de Distancia???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Anónimo

      Um Zoom não tem correspondência directa em "metros", trata-se de um factor de ampliação... que tanto aumenta o detalhe visível de uma parede a 10 metros de distância, como o de algo a 100 metros.

      Tens que especificar outro tipo de referência: por exemplo, a quantos metros este zoom permitirá ter um rosto a encher o frame todo... ou qualquer outra coisa do género.

      Eliminar
    2. Carlos Martin, respondendo ao anônimo sobre uma possível comparação que corresponde a uma distância real.
      Tenho uma amostra interessante para mostrar uma aproximação real em relação a visão humana da média geral.
      Um exemplo disso é que quando uma fotografia é exibida em uma mídia (seja ela impressa como em uma folha ou retrato, ou digital: tela de computador, tablet, e etc.) e esta mídia é vista pelo observador/observadores de uma distância ideal ou bom censo, não vai ver uma foto na tela do notebook a 15 metros de distância ne rs percebi q fotos tiradas com a distância focal de aprox. 70mm (foto na proporção 4:3)as fotos ficam parecidas com a distância percebida quando vista pela nossa visão.
      Se a máquina tem 1000mm de distância focal e 70mm para nossa visão na proporção 4:3 eu considero aproximação real de ~14,2x. Carlos Martin observe isto a título de curiosidade. e veja! rs

      Eliminar
    3. PÔ!... Complicada essa explanação. Vou tentar outra:
      Fotografe uma formiga subindo em uma parede, seja qual for a distância que você estiver dela. Com o Zoom essa formiga vai ficar 42 vezes maior. Pode ser até que ultrapasse o tamanho do se visor e naturalmente a tela de seu monitor. Nesse caso ou você dá menos Zoom ou aumenta a sua distância para a formiga. No caso de um pássaro no galho alto de uma árvore, você não pode chegar perto dele. Aí o resultado vai depender da distância existente e do Zoom aplicado, para que a foto como você pretende: Só a cabeça, o pássaro todo ou um pouco da vegetação em volta.

      Eliminar
  8. Anónimo6/6/12 14:07

    Alguém sabe o local mais em conta na zona oeste do Rio de Janeiro que eu possa comprar a minha P510?

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde, Quero saber qual o tamanho da rosca (bitola) da lente da Nikon P510 e se existe tele conversor para aumentar o Zoom e macro

    ResponderEliminar
  10. As fotos utilizando os 42X da p510 é boa ou perde em qualidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bastante aceitável, mas é preciso ter em atenção que numa lente com tal amplitude, os resultados são sempre "piores" do que as lentes fixas com de menor intervalo.

      Eliminar
  11. Bom dia Carlos!

    Gostaria de saber se existem lentes para a Nikon P510, você conhece alguma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela não usa lentes intermutáveis. Quando muito poderão haver lentes adaptadoras... mas nunca ouvi falar.

      Eliminar
  12. Não entendo bem,vou fazer uma pergunta:
    este zoom de 42x ja vem nela ou tenho que comprar lentes para isto?
    abraços e desculpe a minha ignorância.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a lente que já vem na propria câmara (alias, não dá para trocar a lente desta câmara, é só a que vem com ela)

      Eliminar
  13. comprei uma p510, e nao vi nada de interessante no zoom, sera que veio com defeito, ou eu nao to fazendo direito?

    ResponderEliminar
  14. Cara tu acha o grip dessa câmera bom? Vlw.

    ResponderEliminar