2012/02/01

Notícias do Dia

O dia de hoje continua dominado pelas movimentações anti-abusos dos direitos de autor, com uma petição Anti-ACTA a adicionar à petição Anti-PL118 (que também recebeu a rejeição da AGEFE); cartões SD que permitem comunicações wireless a 1Gbps; temos também um caso de como (infelizmente) os consumidores têm que se desenrascar para resolver problemas em equipamentos novos; uma nova Nikon que bate o recorde das lentes Zoom; e por último... não te esqueças de participar nos nossos "censos" 2012. :)

E já de seguida, as notícias do dia... hoje dedicadas à televisão, no dia em que mais 2 milhões de Portugueses vão dizer o adeus ao sinal de televisão analógico e terem que adoptar o TDT.


Apagão Analógico em Monsanto


O emissor de Monsanto desliga hoje as emissões de TV analógica, seguindo a migração para a TDT. Afectando cerca de 2 milhões de pessoas nos distritos de Lisboa, Santarém, Setúbal e Évora, será um dos maiores passos dados neste caminho, e sem dúvida que no meio destes milhões de pessoas, e mesmo com toda a campanha em torno deste assunto, algumas irão ficar surpreendidas quando ligarem as suas TVs e descobrirem que os seus canais habituais... desapareceram.

Pessoalmente, continuo a dizer que é vergonhoso não se ter usado a TDT para dar um passo em frente quanto à oferta de canais. Pelo menos os diversos canais da RTP (África, Memória, etc.) deveriam ter sido igualmente disponibilizados neste novo sistema digital.


Redbox deixa Expirar Acordo com Warner Brothers... para poder ter acesso aos seus Filmes!


Veja-se ao ponto ridículo a que se chegou, quando uma empresa de aluguer de filmes - a Redbox - se vê forçada a deixar expirar o acordo que tinha com a Warner Brothers para poder ter acesso aos seus filmes!

Em causa está a imposição de atrasos pela WB para os serviços de streaming e aluguer, que podem chegar quase aos 2 meses. Desta forma, a Redbox fica livre dessas imposições... podendo comprar os filmes (sem descontos especiais, obviamente) através de outros intermediários ,para os alugar antes dos prazos impostos.

... Serei só eu que fico estupefacto, quando vejo uma companhia que faz conteúdos estar continuamente a tentar impedir que esses conteúdos cheguem aos consumidores - e obrigando distribuidores a terem que recorrer a estas artimanhas? Não seria muito melhor fazer... sei lá... exactamente o oposto!?!

E equanto uns se agarram ao passado, outros vão falando do futuro e de coisas como a possibilidade de haver assinaturas (pagas) de canais no YouTube (e sem esquecer que a Apple continua a trabalhar na sua TV, que poderá ser verdadeiramente revolucionária... ou não).

E para manter o tema na televisão...


Boxee Abandona versão para Computadores

Más notícias para os fãs do Boxee... a empresa vai centrar as suas atenções na sua Boxee Box e abandonar a versão do Boxee instalável em PCs.
A intenção já tinha sido anunciada há algum tempo, mas hoje é o dia em que as versões do Boxee para PC, Mac e Linux desaparecem efectivamente dos seus servidores. (Claro que as últimas versões, lançadas em Dezembro último, continuarão para sempre imortalizadas em diferentes repositórios na web... mas não deixa de ser triste ver este abandono.)


Curtas do Dia

Curiosidade do dia: Sabias que podes aceder ao Aberto até de Madrugada através de um url mais curto? Da próxima vez que estiveres com preguiça para escrever, experimenta poupar umas letras e aceder através do ptnik.com (sim, derivado do meu nick no twitter @ptnik).

3 comentários:

  1. eu já assinei a petição anti-118 :)

    acho um abuso o texto desse decreto-lei que apenas serve para alimentar mais uns artistas da spa

    ResponderEliminar
  2. também me pergunto se o Neil Young terá ouvido algum mp3 em 320Kb. Tenho sérias dúvidas que ele consiga distinguir entre isso e um cd.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo1/2/12 21:00

    como eu uso chrome, basta apertar a letra "a" que o resto aparece sozinho.como quando eu quero ir ao facebook so aaperto "f" e dou enter. XD!

    ResponderEliminar