2012/02/27

Nokia 808 PureView com 41MP


A Nokia pode andar meia desvairada ultimamente, mas ainda vai conseguindo trazer-nos umas ideias loucas... Ora vejam este Nokia 808 PureView que tem uma câmara de 41MP!

Um sistema que estaria automaticamente candidatado à coisa mais ridícula do momento, não fosse a coisa rapidamente ter sido reduzida a algo mais prático de utilizar, já que este mega-sensor de grandes dimensões vai afinal tirar fotografias de "apenas" 5MP.
Sim, os pixeis extra servem apenas para aumentar a quantidade de luz captada, e são depois processados. Basicamente, cada bloco de 3x3 pixeis tem como resultado apenas um pixel efectivo... (Pergunto-me se não teria sido melhor criar simplesmente um sensor de 5MP efectivos, e com cada pixel com maior área? - embora esta opção dos 41MP permita que mais facilmente sejam corrigido pixeis defeituosos... que praticamente todos os sensores CMOS têm, e que são "photoshopados" por intermédio dos valores dos pixeis vizinhos.)

Actualização: já há algumas imagens de teste que mostram o que vale este sensor. Lá vão as marcas coreanas passar a oferecer smartphones com 100MP para competir em "número". ;P


Mas, o interesse deste Nokia 808 reduz-se ainda mais quando se descobre que o sistema utilizado é o Symbian Belle, e onde nem os 512MB de RAM e um CPU a 1.3Ghz parecem ser suficientes para oferecer uma experiência de utilização tão fluida como a que é exigida hoje em dia.

[via the verge]

37 comentários:

  1. Luis Silva27/2/12 12:03

    eu tenho symbiaa belle e digo já que adoro este SO! Nao acho que seja um ponto negativo. Ps: o symbian belle nada tem haver com as suas anteriores versões

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. pá nem gosto do telemóvel mas que tal fazer um bocadinho de investigação antes de começar tirar conclusões assim??

    ResponderEliminar
  4. http://europe.nokia.com/find-products/devices/nokia-808-pureview/specifications

    "Supported aspect ratios and resolutions True 16:9 (2 MP, 5 MP [Default], 8 MP, 41 MP) 4:3 (3 MP, 5 MP, 8 MP, 41 MP)"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tira noutras resoluções, mas a resolução recomendada (default) é dos 5MP.
      Aliás, sabe-se bem que a qualidade das imagens não dependem unicamente do sensor. Por muito bom que o sensor seja, a responsabilidade seguinte - e igualmente importante (especialmente com MP elevados) - é a da lente... e aí não há milagres. Se em muitas DSLR já notas as limitações das lentes com 16 ou 20MP, imagina o que será ter 40MP numa lente "de telemóvel".

      Aliás, se os resultados fossem assim tão revolucionários (e a Nokia bem sabe o que faz na área da imagem), não teria a Nokia optado por usar os imagens a 41MP como default, em vez dos 5MP?

      Eliminar
    2. pensa um bocado... 41 mp quantos megabytes são???? o disco só tem 16 Gb.... A serio antes de saltar para as conclusões convem pensar....Repito eu nem gosto do telemovel.

      Eliminar
    3. Fotos de 41MP em Jpeg com qualidade? Imagino que dêem qualquer coisa como 10MB, nada de transcendente hoje em dia... (um clip de vídeo gravado em FullHD rapidamente vai para as muitas centenas de MB).

      Mas isto são detalhes... ainda bem que as opções estão lá... agora só falta ver que tal a câmara se comporta em situações reais. E não tenho dúvidas que serão as melhor fotos de 5MP "mobile" que alguma vez existiram!

      Estou curioso é para ver como se comporta em "low-light" (onde se poderá ver as vantagens do processo de oversampling).

      Eliminar
  5. @Carlos Martins acho que dizer isto sem sequer testar "Mas, o interesse deste Nokia 808 reduz-se ainda mais quando se descobre que o sistema utilizado é o Symbian Belle, e onde nem os 512MB de RAM e um CPU a 1.3Ghz parecem ser suficientes para oferecer uma experiência de utilização tão fluida como a que é exigida hoje em dia." fica-te mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos temos as nossas preferências, e nunca escondi o meu "desgosto" pelos OS da Nokia, a que nunca achei piada - tal como aos teclados tipo Blackberry e afins.

      Há quem goste, há quem diga que sejam excelentes... e eu nada tenho contra quem os aprecie.

      No caso concreto do Belle, acho que continua a ser algo tão sem interesse (para mim), como aqueles smartphones com OS proprietário da LG, ou o Bada da Samsung.
      (Até admito, entre todos esses, o Belle é bem mais interessante sem dúvida!)
      Mas perante o que temos de Android, iOS, e uma Nokia que está a apostar em força nos Windows Phone até para a gama baixa... pergunto-vos: qual a perspectiva de futuro que vêem para o Symbian Belle?

      Eliminar
    2. pois mas o windows phone não suporta esta câmara, e muito menos a tecnologia de oversampling que a nokia criou, provavelmente com o Apollo deve sair algo do genro para o WP...

      Pessoalmente a melhor noticia do dia para para mim foi o update para os meus N9's....

      Eliminar
  6. Post actualizado com link para fotos sample do 808.

    ResponderEliminar
  7. Este telefone parece-me excelente para quem está mais preocupado com boas fotos e videos do que com sistemas operativos. Parece-me um excelente telefone até para as férias. Boas fotos e autonomia Nokia.
    Talvez venha a ser o meu telefone principal, o meu segundo é um Android, serve de mifi.

    É nestas coisas que o Carlos se mostar mais Applianóide...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas tentativas de rotulagem com maças, sinceramente não as percebo...
      Tenho iPhones há cerca de 4 anos; tenho um Android há mais de 1 ano; falei bem do Windows Phone desde a primeira vez que mexi nele; e antes disso tive Samsungs e Motorolas por muito muito tempo...

      Portanto, será que em 1994, quando optei por um Motorola em vez de Nokia estaria a ser "applianóide"?...



      Sei apenas o que "gostaria" de ter num smartphone/telemóvel... e vou saltitando entre as ofertas que melhor se aproximam do que pretendo; e de todas as vezes que fui espreitando para os Nokia... nunca vi neles algo que fossem de encontro ao que *eu* procuro ou imagino para o tal "sistema perfeito" que não existe.

      Se o Symbian faz tudo e mais alguma coisa que os outros fazem, e há mais tempo que eles? Não digo que não... e têm milhões de fãs por todo o mundo - mas não façam disto uma religião... É possível não se gostar das coisas sem que elas sejam más. ;P

      Que o digam todos os que gostam de cozido à portuguesa, que eu não gosto, por exemplo. :)

      Eliminar
    2. desculpa Carlos, mas tu é que pareceste algo religioso, honestamente o telemóvel até é feio que tolhe mas para quem gosta de de uma câmara é brutal....

      Eliminar
    3. A minha religião proibe-me de recomendar coisas lançadas em 2012 com sistemas operativos mortos há vários anos... ;P

      Tivessem-no lançado com o MeeGo, e com um plano garantido de continuidade e evolução, e poderia ser que me convencessem. Assim, népias.

      E de momento, vejo/espero que o futuro vá indo na direcção de algo como o B2G da Mozilla; que me parece ser a única e eventual forma de unificação a longo prazo da salgalhada de Apps que por agora domina o mercado.

      Eliminar
    4. Morto é que ele não está. Está um bocadito "quadrado" e lento, mas tudo indica que o update para o Belle melhora esses aspectos todos, ainda não o tenho no meu N8 não sei.
      A ideia deste sensor é poder fazer zoom sem precisar de ópticas grandes e pesadas e daí esta nova abordagem, que ainda por cima melhora os resultados com menos luz. Junta-lhe opticas Zeiss e flash Xenon... parece-me excelente. Para um entusiasta de fotografia que hoje em dia não tem paciência para andar com a mochila Lowepro carregada como eu isto é óptimo.

      Eliminar
    5. Pronto e se for uma câmara digital compacta???? aposto que tem o melhor OS de todas as câmaras.
      Ninguem tem de te convencer de nada, é um telemóvel de nicho de mercado para um certo tipo de entusiastas, vai servir para tirar ao iPhone o titulo "melhor câmara de telemóvel" (que é isso que deve chatear alguns), e vender meia dúzia de milhões de unidades, para fazer alguns clientes bastante felizes por terem um telemóvel que se adequa ao seu "use case".
      Eu nem gosto do telemóvel mas consigo perceber que possa haver quem goste e muito.

      Eliminar
    6. A Nokia não faz só um telefone, tem para todos os gostos. E que tal um que tira fotos muito melhor sem ser mais caro por isso?

      Eliminar
    7. Eu tenho as minhas ideias, mas tento fundamentá-las com algumas bases. Vejamos: o conceito de ter um único equipamento "bom em tudo", é o que todos desejamos.
      Claro que a tirar fotos e vídeo de alta qualidade, este 808 se tornaria bastante interessante nessa função... MAS (e é mesmo um grande *mas*), teria igualmente que cumpri bem a função que eventualmente lhe será dada na maior parte do tempo... a de ser um smartphone.
      E aí, por muito que digam ou queiram acreditar que o Symbian tem futuro... sinceramente não acredito (e veja-se o que a Nokia tem feito, que até para os low costs vai espetar o Windows Phone.)

      Daí que, para ter que andar com dois equipamentos, cai por terra a utilidade deste tudo em um (excepto para quem for fã, ou ficar satisfeito com o Belle).

      Para além disso, não haja ilusões que um sensor de 41MP vai ficar "barato"... Pelo que na altura da verdade, pelo mesmo preço provavelmente será possível comprar-se um bom smartphone e uma boa câmara (aliás, é o que já acontece com os smartphones de topo actuais.)


      Até acredito que a moda dos "hiper-mega-pixeis" venha a pegar no futuro, mas para isso terá que chegar ao mercado concretizando 2 coisas fundamentais (na minha opinião):
      1) ter um preço que não seja demasiado inflaccionado face aos restantes equipamentos.
      2) vir acompanhado por um OS que lhe garanta alguma estabilidade e evolução.

      Bem sei que este projecto já anda a ser preparado há anos, e por isso mesmo veio "pendurado" no Symbian. Mas penso que teria melhor futuro se a Nokia tivesse investido mais uns meses, e usado isto como elemento diferenciador para um modelo Windows Phone de topo. Aí sim... parecer-me-ia uma combinação com bastante mais interesse.

      Eliminar
    8. E pronto continuas a aplicar aquilo que para ti tem lógica como tábua para toda a gente, a nossa opinião não é a opinião do mundo...

      visto de outra forma....

      Esta câmara digital compacta é provavelmente a melhor do mundo, tem o melhor OS para câmara digital do mundo, com jogos e apps e tal até da para fazer chamadas e receber email..

      Pronto assim já faz mais sentido????

      Eu vou de ferias para a semana e não me importava nada de o ter para a semana, já que as fotos do meu telemóvel não são nada de espetacular.

      Eliminar
    9. Mas quem é que está a pretender aplicar a minha opinião a quem quer que seja? Acho que está bem claro que este meu blog expressa as *minhas* opiniões - e que ainda por cima recomenda continuamente que cada um se informe e chegue às suas próprias opiniões, pensando por si.

      Só acho piada é que essas mesmas opiniões contrárias por vezes tenham tanta dificuldade em fazer o inverso; e aceitar que haja quem se recuse a recomendar um equipamento lançado com um OS defunto. Apenas e só.


      Se há gente para quem o Symbian Belle é a melhor coisa à face da terra, porreiro - este 808 será o melhor smartphone XPTO para eles. Porreiro!

      Mas agora, admitam que há pessoas para quem o Belle não lhes servirá como smartphone para o dia a dia... E que por isso mesmo, elimina a vantagem potencial do "tudo-em-um" ao obrigar a carregar um smartphone secundário.

      Eliminar
    10. A melhor camara num telemovel de momente é obviamente a do antecessor do 808 pureview ou seja o n8 e não do iphone.

      Eliminar
    11. Não faltam sites na net com fotos tiradas com ambos (e outros), para que cada um compare e tire as suas conclusões:
      http://www.engadget.com/photos/camera-showdown-iphone-4s-vs-iphone-4-galaxy-s-ii-nokia-n8-and-amaze-4g/

      Eliminar
  8. Acreditar que o Symbian tem futuro não faz sentido, aliás o fim dele tem data marcada pela própria Nokia. Aí não há quaisquer dúvidas.

    O telefone ideal que todos queremos não existe, tal como não existe o carro ideal, a única alternativa é ter um de cada. Com o carros é difíci ter um de cada, pelo menos com o meu orçamento, mas com os telefones ainda posso alguma coisa. Se trago vários comigo é porque sou um bocado maluquinho, nada a fazer... :)

    ResponderEliminar
  9. Já agora Carlos, p/ mim q sou utilizador de um Nokia N8 e acho q é um gadget "tudo em um" excelente, embora sem a fluidez de outros smartphones, gostava q me apontasse alguma coisa q eu consiga fazer com um "Android" ou um iPhone q eu não possa fazer no meu N8 ou no 808, mas algo realmente útil. É q o contrário eu consigo fazer, e descrever algumas coisas realmente úteis q eu consigo fazer somente com o meu N8 ou com o tal 808 e não faço com mais nenhum "smartphone". Fica o desafio, e assim talvez um dia eu me torne um "Androidiano". :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como já disse por diversas vezes. Não se trata de um ou outro ser capaz/incapaz de fazer algo.
      Haverá coisas que uns fazem, outros não, outros de forma mais fácil, outros de forma mais complicada, ou outros ainda de forma "diferente".

      Será semelhante a alguém dizer-te que consegue fazer tudo melhor num OS X do que num Windows 7; enquanto outros dirão que fazem também tudo num Linux via linha de comandos.

      Por muito versátil que o Symbian possa ser, duvido que haja algo que ele consiga fazer que não possa ser replicado num Android... e onde terás bastantes mais possibilidades (imagino eu, não faço ideia se no Symbian podes fazer o mesmo tipo de coisas que no Android, como mudar os launchers, soft keyboards, ter interligação entre Apps, como a partilha de uma foto dar-te a escolher entre as N apps que tiveres instaladas que permitirem essa função, etc. etc)

      E no caso do iOS, sim... bastante mais limitado nesse aspecto, mas oferecendo uma forma de funcionamento que poderá ser mais "simples" ou "agradável" conforme os gostos das pessoas.

      Portanto, não é a questão de o Symbian não ser capaz... mas simplesmente uma questão de preferências pessoais (e novamente, sem se poder esquecer o factor bastante importante de ser um produto sem grandes perspectivas de futuro, conforme indicado pela própria Nokia.)

      Eliminar
  10. É engraçado ter escolha pessoal, quando não se utiliza um produto. É para rir. Dizer que um TM não interessa por ter o symbian e que este não é escolha pessoal sem o ter usado é ridiculo.

    Pois eu já usei IOS, Android e Symbian e compraria este telefone num instante.

    O Symbian está morto ? Eu mudo de TM de qualquer forma a cada 2/3 anos.

    Tem todas as apps que preciso, tem mais capacidade de base do que o Android e o IOS.
    Para fazerem o mesmo que o sysmbian belle precisam pelo menos de uma boa meia duzia de apps. Mas não é que isso seja relevante.

    O que é relevante é vir para a NET mandar bujardas sem preparação. O blog devia-se chamar "fechado o dia inteiro" para reflectir a capacidade de quem nele escreve.
    Broncos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou seja... por essa ordem de ideias apenas poderás recomendar que alguém não se atire da ponte, depois de o ter feito, certo?

      Uma coisa é falar sem saber; outra coisa é conhecer minimamente do que se fala. E lamento informá-lo que efectivamente passei muitas e variadas horas com Symbians... as suficientes para chegar à conclusão que não me servia.

      Nem que fosse apenas por isso, cairia por terra o seu principal argumento de que me acusa.

      Se o Belle é o OS que mais se adequa à sua utilização - porreiro! Ninguém diz o contrário.
      Também há pessoas para quem a melhor opção continuará a ser um telemóvel de 20€ só para fazer chamadas - e para quem um qualquer smartphone apenas serve para atrapalhar. Cada um tem que pensar por si e decidir em função das suas necessidades.

      Maior "bronqueice" parece-me ser quem de quem fica tão inflamado ao ver que há pessoas que possam não gostar do que eles gostam.

      Eliminar
  11. Carlos não sei se reparaste mas pareces só na tua argumentação, e olha que eu concordo com ela. nem gosto do telemóvel com já disse, mas consigo perceber que possa ter atração como câmara fotográfica.
    As análises dizem que ele é melhor como câmara do que todas as P.S. do mercado, e isso é impressionante e pode significar o fim de tipo de consumível eletrónico...
    É neste momento que te recordo porque razão ninguém parece querer concordar com a tua argumentação, "Um sistema que estaria automaticamente candidatado à coisa mais ridícula do momento..." foi com esta frase que perdeste toda a razão, primeiro porque o declaras como uma verdade absoluta, depois porque claramente é mentira como o que referi no paragrafo anterior o demonstra...

    Depois toda a argumentação subsequente passa para o lado do OS, que eu ate posso concordar em certa medida, mas que é completamente irrelevante se o produto for essencialmente a melhor Point and Shoot do mercado.

    Mais no proprio artigo original tu dizes "Mas, o interesse deste Nokia 808 reduz-se ainda mais quando se descobre que o sistema utilizado é o Symbian Belle" o que implica que o OS nem é a principal razão para "candidatado à coisa mais ridícula do momento..." e que a principal razão seria o que tinhas referido anteriormente... mas o que dizes o campo anterior é errado...

    Como deves saber mais dados mesmo com baixa qualidade (que aparentemente não tem como se pode ver nas fotos de 38 Mp) são melhores que poucos de maior qualidade, qualquer matemático te pode dizer o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que já todos deixaram bem claro as suas opiniões quanto a este assunto.

      Quanto a fazer meias-citações minhas, também acho que se está a deturpar o que eu disse:
      "Um sistema que estaria automaticamente candidatado à coisa mais ridícula do momento, *não fosse*..."
      Ou seja, não tem nenhum do sentido que estão a pretender atribuir.

      Quanto ao interesse "mais reduzido" pela escolha do OS, continuo curioso para ver o resultados dos tais megapixeis. Nas amostras que já pude ver, os resultados são efectivamente excelentes com boa luz, mas nas poucas imagens onde há menos luz, a coisa parece-me bem diferente.

      Voltando-se à velha guerra do pixel sizes... e aí não há volta a dar, um sensor com maior área e pixeis maiores comporta-se sempre muito melhor que outro com pixeis pequenos, mesmo que sejam em maior numero: é uma questão física de fotões, electroes e signal/noise ratios.

      Para quem quiser perceber o "motivo" da minha crítica a um sensor de 41Mp com pixeis pequenos, pode dar uma espreitadela aqui para ficar com uma ideia da coisas envolvidas:
      http://www.clarkvision.com/articles/does.pixel.size.matter/index.html

      (No entanto, até lhes dou o benefício da dúvida, de que o compromisso entre a qualidade com boa iluminação vs fraca iluminação continue a ser vantajoso para a maioria das situações!)

      Poderá ser uma das formas de continuar a evoluir as fotos nos smartphones e afins, e - no mínimo - este tipo de sensor vem permitir a criação de câmaras tipo a Lytro "refocáveis" com muito maior resolução (já que dependem igualmente de blocos de NxN pixeis para cada pixel efectivo).

      Eliminar
    2. Numa palavra, Interferometria, que tenho quase a certeza ser a "magia" que a nokia está aqui a usar.

      que no fundo é uma maneira de criar dados de elevada qualidade partir de muitos de baixa qualidade.

      A tua critica faz sentido se dois sensores do mesmo tamanho produzirem uma foto com por exemplo 8 MP da mesma qualidade, mas isso não é verdade porque o sensor com mais MP produzirá uma foto de maior qualidade se forem aplicada a quantidade certa de matemática.

      Em jeito de resumo 1 pixel de area x tem qualidade (acuracy) inferior a um pixel produzido a partir de 9 pixels de area=X/9

      Eliminar
    3. Sim, mas as minhas preocupações prendem-se com o facto de 9 pixeis pequenos não poderem ter a gama dinamica de um unico pixel grande (como podes ver pelo link que te mandei antes).

      Em situações de boa luminosidade irá funcionar bem... falta ver que tal se comporta em "low-light".

      Eliminar
  12. http://press.nokia.com/wp-content/uploads/mediaplugin/photo/sunset-in-south-africa-captured-with-nokia-808-pureview.jpg com uns impressionantes 33.6 MP nada mau para baixa luz e praticamente sem poder fazer uso da tecnologia em causa...

    ResponderEliminar
  13. http://europe.nokia.com/PRODUCT_METADATA_0/Products/Phones/8000-series/808/Gallery/Sample/Nokia_808_PureView_Sample3_1200x1200.png outra com luz de fim de dia, pessoalmente não gosto muito destas lentes mas é impressionante.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo3/3/12 20:04

    Carlos vc n entende de smart muito menos dos seus diferentes sistemas ..
    No dia q vc for graduado em Sistemas portateis vc vai entender o q to falando..
    Nokia, Apple, San.. Microsoft, google, Mozilla... a batalha por OS`s perfeitos so esta começando.. qlqr h pode surgi um q ficara no TOPO bem mais q qualquer um pensa ..
    N estou falando do queridinho ANDROID E MUITO MENOS BELLE E O IOS..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/3/12 14:37

      Precisas é de entender a escrever as palavras completas, a colocar acentos, utilizar as plicas corretas e a fazer bom uso do Caps Lock.

      Eliminar
  15. alguem sabe onde posso compra-lo??

    ResponderEliminar