2012/02/08

Notícias do Dia

Uma sociedade actual que cada vez partilha mais conteúdos; a chegada do Chrome ao Android; o mais recente Symbian Belle; um extensor de rede 3G para locais onde a cobertura deixe a desejar; uma conhecida App para iPhone que usa a lista de contactos sem pedir permissão,  e também uma inciativa que abre perspectivas para um futuro onde a educação e informação não esteja dependente do preços dos livros, com manuais escolares open-source gratuitos.

E por falar em livros gratuitos... nem será preciso repetir que temos livros O'Reilly para vos oferecer, pois não? Portanto, participem... e já a seguir fiquem com as notícias do dia:


Smartphone Windows "Milagroso" da LG


A LG está a preparar um Windows Phone de gama média conhecido por agora como sendo o LG Miracle. (Espero que o nome não seja sinal de que a LG espera um "milagre" para que os Windows Phone conquistem o mercado! ;P) Trata-se de um equipamento que tem aquilo que é comum nos Windows Phone, com um LCD NOVA de 4" (800x480), CPU a 1Ghz, câmara de 5MP (vídeo 720p) e câmara frontal, Bluetooth 3.0, WiFi N (5Ghz), e ao que parece... também com NFC. Deveremos ficar dados mais concreitos sobre ele no MWC de Barcelona.

E por falar em LG, chega também ao mercado nacional o novo LG Prada 3.0 na TMN.



LG e Unity trazem jogos às Smart TVs

(Sim, novamente a LG - não tenho culpa que hoje estejam "em força"! :)

A LG e a Unity (criadores do popular motor de jogos Unity) aliaram esforços para trazer os jogos às Smart TVs da LG.
Sem dúvida, algo que nos faz penser sobre se, no futuro, irá haver lugar para as consolas tradicionais como as conhecemos hoje... Não fará mais sentido que simplesmente se possa jogar directamente na TV?

A única questão que falta resolver, e que me parece ser o grande obstáculo a ultrapassar, é a criação de um standard mundial que evite que a médio/longo prazo, trocar de TV signifique deixar para trás toda a sua colecção de Apps, jogos, conteúdos, etc.

E para isso, sinceramente apenas vejo uma solução... que é ser tudo web based, e onde apenas seja necessário que cada equipamento tenha um browser capaz de suportar tecnologias como o WebGL, e outras que eventualmente se tornarão standards para a web do futuro.


Forças Especiais e o MegaUpload 

Para quem achar que o combate à dira "pirataria" não está completamente desproporcionado, vejam o relato de como se sucedeu a apreensão do fundador do MegaUpload. Uma operação que envolveu helicópteros, forças especiais anti-terrorismo, que para além de esventrarem paredes em busca de "cofres secretos" (que nada mais eram que elevadores de serviço) até perguntaram às empregadas que tomavam conta das crianças se tinham bombas!

... UAU! Não seria bom se se aplicassem com o mesmo empenho a quem, por exemplo... sei lá... todas as centenas de crimes violentos que ocorrem diariamente, como aqueles professores que são agredidos sem que os seus agressoras algumas vezes sejam chamados à justiça por serem de etnias "minoritárias"; ou quem atropela alguém na estrada e o abandona em risco de vida; ou até - já que estamos a falar de crimes "digitais", daqueles gestores que toda a gente conhece e que são responsáveis pela evaporação de milhões e milhões de euros...

Mas não... partilhar ficheiros na internet é algo que definitivamente merece ter toda a prioridade sobre tudo o resto! <ironic mode off>


Curtas do Dia

Curiosidade do dia: Sabes que os Gigahertz que tão populares são a representar as velocidades dos processadores actuais representam mil milhões de oscilações por segundo (1,000,000,000), sendo que no caso dos processadores RISC como os ARM cada um desses ciclos é o suficiente para executar uma instrução (ou até mais).
Para teres uma noção desta escala de grandeza, se te pusesse a contar até este valor, à frequência de 1 número por segundo, terminarias daqui por... 31 anos!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)