2012/02/10

Notícias do Dia

Hoje temos a tão aguardada análise ao novo Transformer Prime da ASUS; um revisitar do assunto do momento, sobre a justa compensação dos autores pelo usufruto das suas criações; um novo Chrome mais rápido e mais seguro; um teste entre o recente Chrome para Android e o Safari do iOS; um jogo de Bill Gates chega à App Store; entre muitas mais coisas.

Mas o que vos interessa mesmo são as notícias do dia que se seguem.
(E relembro que a nossa oferta de livros da O'Reilly continua... e que poderão ter mais possibilidades de os ganhar se se mantiverem atentos às perguntas posteriores que irão aparecendo por aqui e por ali... ;)


Trocar de Telemóvel a cada 6 Meses


A proposta chega-nos de uma loja inglesa, que pretende aliciar clientes que queiram ter sempre o "último modelo". A ideia é que os clientes paguem uma mensalidade que se divide entre o custo do equipamento e o custo do serviço; e onde a cada 6 meses possam proceder à troca do(s) equipamento(s).

Obviamente... não estou a imaginar que uma loja faça isto para perder dinheiro, pelo que na prática... o custo efectivo não me parece que seja mais vantajoso do que o sistema tradicional: de simplesmente comprarem um smartphone e o venderem no mercado de usados passado 6 meses, e só pagarem a diferença para a aquisição do telemóvel novo.


Barra Superior do Google Remodelada


O Google vai fazer umas ligeiras alterações à barra superior que utiliza na maioria dos seus serviços. Felizmente, parecem ter voltado atrás na decisão de esconder a maioria dos serviço atrás de um menu drop-down, e voltado à opção de os mostrar na barra com acesso imediato (para mim que ando muitas vezes a saltitar entre gmail, documentos, calendário... é mais fácil assim).


Domínio do Webkit é uma Ameça a uma Web Standard


É uma questão com a qual os web developers estarão familiarizados. Com a crescente popularização dos browsers baseados em WebKit (como o Chrome e Safari), e das suas funcionalidades experimentais, muitos developers preocupam-se apenas em utilizar ao máximo as suas capacidades, esquecendo-se dos restantes browsers - mesmo quando estes suportam as mesmas funcionalidades, mas usando códigos ligeiramente diferentes.

Esperemos que estas chamadas de atenção sejam ouvidas, para que não se caia no mesmo erro que aconteceu com os Internet Explorer, em que havia sites que apenas funcionavam nesses browsers!


Kindle Fire de 9" chega em Junho?



Já se sabia que a entrada no mercado dos tablets pela Amazon com o seu Kindle Fire de 7" iria servir apenas como rampa de lançamento para um modelo que fizesse frente ao iPad. E agora, parece que finalmente podemos esperar esse confronto para este Verão, já que um novo Kindle Fire de 9" deverá chegar ao mercado a meio deste ano.
(A luta não vai ser fácil, especialmente se o iPad 3 concretizar o ecrã de alta-resolução que se espera e se o Fire de 9" optar por continuar a usar um ecrã "normal".)


Curtas do Dia

Curiosidade do dia: Enquanto agora se fala do USB 2.0 como sendo "lento", com os seus 480Mbps, face ao USB 3.0 e Thunderbolt; noutros tempos a única opção que havia era usar uma porta série para transferir dados. Nesse tempo, as velocidades mais comuns eram de 1200, 2400, 4800, 9600, 14400, 19200, 38400, 57600 e 115200 bit/s. Mesmo a 115200bit/s, transferir 100MB de informação demoraria mais de 2 horas!
Um dado a ter em conta da próxima vez que te queixares que a tua Pen USB é lenta a transferir uns poucos Gigabytes... :)

4 comentários:

  1. Aparentemente só em portugal é que não se fala da ACTA. Mas também, parece que ninguém quer ser ainda mais "piegas".

    ResponderEliminar
  2. O link para "Android 4.0 Ice Cream Sandwich já corre em PCs e Portáteis x86" parece enviar para uma página com vírus, verifiquem isso sff.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui não me aparece qualquer tipo de aviso (no Chrome). Mas obrigado pelo aviso.

      Eliminar
  3. Cuidado com isso de vender telémoveis usados :| A ACTA não vai mudar nada. Agora é que começo a perceber que as industrias que querem estas leis, têm medo de um dia oferecer os produtos de "borla" em troca de publicidade. Por isso jogam com o baralho todo, mas nada bem!

    ResponderEliminar