2012/02/17

Notícias do Dia

Análise ao Vodafone Sinal Max; aprender a cozinhar via Google Hangout; a promessa de uma plataforma open-source para permitir a actualização dos automóveis que nos chega da Ford; os entraves colocados a uma web standard por sites que nos forçam para versões mobile ou Apps específicas; são algumas das coisas que já por cá passaram hoje.

Temos ainda 90€ em aberto no nosso mais recente fundo de gadgets, que te dá a possibilidade de ganhar - não uma - mas sim duas fantásticas câmaras Nikon (a P500 agora, e a P510 quando chegar a sua altura); pelo que se ainda não participaste... não esperes mais. E se já participaste, não te esqueças de convidar os teus amigos a que o façam também.

(É também o último dia em que te podes candidatar a ganhar um February Car Pack para o Forza 4 na Xbox 360!)

E já a seguir, as notícias do dia:


Google e a Privacidade no Safari

Nova polémica (e até me custa a crer como é que o Google se deixa apanhar nestas coisas... mas pronto). O Google fica novamente debaixo de fogo relativamente à privacidade e ao "tracking" que faz dos seus utilizadores na net. Em causa está o tracking que era feito recorrendo a uma táctica bastante suspeita para "dar a volta" às restrições que o Safari implementa - e que, de origem, impossibilita que seja feito aquilo que a maioria dos outros browsers permite relativamente aos cookies.


O Google já terá deixado de usar esta técnica, e tenta desculpar-se dizendo que isto apenas afectava os utilizadores do Google com o login efectuado, e que era para facilitar a utilização dos diversos serviços do Google. Seja como for, numa altura em que a privacidade é algo que está a ser bastante discutido e debatido, estas manobras "obscuras" não poderiam ter acontecido em pior altura. (E a Microsoft não perdeu a oportunidade para criticar o Google e dizer que o seu IE9 dá prioridade à privacidade do utilizador.)


A TV "gratuita" na Web


Enquanto se vão queixando da pirataria e tentando fazer passar leis como a ACTA, veja-se bem o que alguns canais de TV conseguem congeminar relativamente a programas desportivos que até aqui podiam ser vistos na web de forma gratuita:


  • A CBS vai fazer o streaming dos jogos que passem na CBS Network de forma gratuita. Mas só para PCs/Macs... os tablets e smartphones não terão acesso.
  • A TBS, TNT e TruTV farão o streaming dos jogos, mas só para utilizadores autenticados, e - novamente - apenas em PCs e não em smartphones ou tablets.


Uma medida que não deixa de ser estranha, considerando que incialmente o visionamento destes jogos na web era feito mediante pagamento... e passados três anos passou a ser feito de forma totalmente gratuita (e sempre dizendo que era um enorme sucesso, com cada vez mais espectadores!) É o que se chama "andar para trás"!


Barclays PingIt Transfere Dinheiro pelo Número do Telemóvel


No Reino Unido o Barclays quer acompanhar a evolução dos tempos com uma nova forma de transferir dinheiro - o PingIt - onde basta o número de telemóvel para que uma pessoa transfira o dinheiro para outra.

Obviamente, há sempre as questões de segurança (têm um código PIN, e podem limitar o montante máximo a transferir)... mas sabendo-se que a maioria dos bancos já tem o nosso número de telemóvel nos seus registos, não se tornará bem mais simples permitir que se use o número de telemóvel para este efeito (num género de "NIB" mais fácil de lembrar)?


Windows 8 chega no Último Trimestre do ano?


É isso que parece indicar uma imagem divulgada pela Fujitsu e que poderá ter revelado mais do que a Microsoft gostaria de ver revelado. Para além de diversos produtos a serem lançados ao longo do ano; entre tablets, monitores, portáteis, e até um tablet transformável ao estilo Transformer da Asus; os olhares fogem imediatamente para a caixa no canto inferior direito onde temos um tablet a correr o Metro UI, e com a descrição: "Lançamento do Windows 8 - Q4 2012".

A dúvida que se coloca é se efectivamente só teremos Windows 8 nessa data, ou se poderá chegar mais cedo - e essa ser apenas a data em que a Fujitsu pretende lançar o seu tablet Win8.


Curtas do Dia

Curiosidade do dia: Hoje em dia podes ter um computador com 4GB (ou mais) de memória sem sequer pensares nisso, mas no tempo do ZX Spectrum a memória era um bem tão precioso (e caro) que a expansão de memória da versão de 16KB para a de 48KB era feita recorrendo a chips defeituosos com o dobro da memória, e da qual apenas se aproveitava a metade "boa". Portanto, o popular "48KB" tinha na verdade 64KB... só que esses 16KB extra não eram de fiar.

2 comentários:

  1. http://macdailynews.com/2012/02/17/hong-kong-judge-sides-with-apple-over-proview/

    ResponderEliminar
  2. "Portanto, o popular "48KB" tinha na verdade 64KB... só que esses 16KB extra não eram de fiar."

    Penso não estar correto a frase anterior.

    16Kb eram a rom
    48Kb total
    Cerca de 6Kb de ecran
    Uteis cerca de 41/42 Kb

    Crumprimentos

    ResponderEliminar