2012/02/23

Video com DRM na Web?


Em vez de se concentrarem em facilitar ao máximo a disponibilização dos conteúdos a quem os quer ver e comprar, eis que novamente assistimos exactamente ao inverso: as companhias preocupam-se primeiro em inventar rocambolescas e complicadas formas de "proteger" os conteúdos...

Desta vez, é uma iniciativa que nos chega do Google, Microsoft e Netflix para suporte de vídeos com DRM nos browsers.

A Mozilla e representantes do W3C já mostraram o seu desagrado, dizendo que não só não é eticamente correcto, como nem sequer conseguir garantir a protecção efectiva dos conteúdos a que se propõe!


Pessoalmente, a sensação com que fica ao ver esforços deste tipo é de profunda tristeza... pois veja-se para todos os sistemas de DRM que já nos foram impingidos no passado - como sendo a "solução final e garantida" para seja lá o que for... e veja-se quantos deles já deixaram de existir, deixando os consumidores pendurados sem o acesso prometido aos conteúdos que compraram. (Claro que isso em nada invalida que esses mesmos consumidores continuem a ter acesso aos mesmos... infelizmente tendo que recorrer a vias ditas "ilegais" para poderem ter acesso aos conteúdos que legalmente compraram!)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)