2012/03/29

Concurso de Ideias Fraunhofer Portugal Challenge 2012



Já arrancou a fase inicial de uma nova edição do Fraunhofer Portugal Challenge, uma iniciativa do centro de investigação Fraunhofer AICOS que pretende premiar as melhores ideias de estudantes e investigadores de universidades portuguesas.

O concurso, que em 2012 celebra a sua 3ª edição, tem como grande objectivo a promoção e a recompensa da investigação científica de utilidade prática, orientada para o mercado e que tenha em conta a aplicabilidade das ideias e dos seus resultados na indústria ou no quotidiano das pessoas.

Com o Fraunhofer Portugal Challenge, o AICOS desafia as mentes mais criativas a apresentarem as suas ideias, que devem ser baseadas em teses de Mestrado ou de Doutoramento e estar relacionadas com as áreas científicas definidas para o concurso: Tecnologias da Informação e da Comunicação, Multimédia e outras ciências semelhantes. São aceites candidaturas baseadas em teses que tenham sido submetidas para defesa nos anos lectivos de 2010/2011 e 2011/2012.

Os concorrentes podem submeter a sua candidatura no site da iniciativa, em www.challenge.fraunhofer.pt, até 31 de Julho. Após duas fases de selecção, na final estarão seis vencedores: 3 na categoria de Mestrado e outros 3 na categoria de Doutoramento, havendo um total de 9.000 euros para distribuir entre estes finalistas.

As duas anteriores edições do Fraunhofer Portugal Challenge, lançado em 2010, tiveram excelentes resultados e revelaram algumas ideias com grande potencial de mercado e com possibilidade de implementação. Entre as ideias que foram premiadas nas edições anteriores encontravam-se, por exemplo:


  • Um novo modelo de acesso à informação médica por parte dos profissionais da saúde, garantindo mais segurança e flexibilidade (2010);
  • Um sistema para turistas, baseado em pequenos objectos físicos que interagem com informação digital (2010);
  • A criação de um mercado electrónico de teleradiografia que permite melhorar o acesso da população aos serviços de radiologia, com mais rapidez e custo mais baixos (2011);
  • Um pequeno dispositivo de comunicação wireless que consegue funcionar sem bateria, indo buscar energia a ondas electromagnéticas (2011);
  • Um sistema de inteligência artificial que é capaz de substituir, e com melhores resultados, os seres humanos na análise e na gestão de produtos financeiros (2011);
  • Uma aplicação para smartphones que consegue rapidamente prever o avanço de um determinado incêndio florestal (2011).


Estas ideias foram premiadas pela forma como a preocupação com a sua aplicação prática no mercado foi referência de todo o processo de desenvolvimento, e por estarem inseridas na filosofia do Fraunhofer AICOS: “Investigação de Utilidade Prática”.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)