2012/03/29

Google Drive chega em Abril com 2GB?


Muitos têm sido os rumores sobre a existência de um serviço Google Drive que permitirá usar o Google como disco virtual partilhado por todos os nosso computadores, smartphones, etc. No entanto, o tempo vai passando e este Google Drive parece estar com dificuldades em se concretizar - e com alguns serviços como o Google Docs a permitirem o upload de ficheiros de diversos, que poderão ajudar nalguns casos, mas que não são "exactamente" o que se pretenderia de um Google Drive.

Mas, eis que finalmente o Google Drive parece estar prestes a chegar. Aparentemente este serviço, que deverá ser bastante semelhante ao que é disponibilizado pelo Dropbox, deverá ser lançado durante o mês de Abril e irá oferecer 2GB de espaço gratuito a todos os utilizadores, sendo possível comprar espaço extra ou ganhar até 5GB de espaço referindo amigos para que utilizem o serviço.

A concretizar-se, será suficiente para que os actuais utilizadores do Dropbox considerem mudar para este Google Drive? Ou será que o Google ainda terá muito que andar para poder competir com eles? Em breve saberemos.

3 comentários:

  1. Se for so na cloud, nao replica todas as funcionalidades da Dropbox. Apesar de nos ultimos anos andar tudo a prometer a cloud para tudo, a verdade é que ainda é melhor ter copias locais sincronizadas.

    ResponderEliminar
  2. Exacto, se nao fizer sync local, entao esquece, assim vou continuar com os meus 36GB no dropbox...

    ResponderEliminar
  3. Claro que também deverá ter o storage local (a própria imagem indica estar a fazer o "syncing").

    Uma parte onde me parece que o Google poderá inovar, é tornar o interface web numa verdadeira "pasta virtual" que permitisse o arrastar de ficheiros de/para lá a partir do sistema local. Já que nesse aspecto o interface tradicional que o Dropbox utiliza na web ainda deixa muito a desejar.

    ResponderEliminar