2012/03/21

iOS Waiting Apps Bug


O último iOS 5.1 da Apple veio resolver inúmeros bugs e problemas que atormentavam os utilizadores de iPhones e iPad... ou pelo menos, era isso que se esperava. É que embora a maioria das pessoas tenha reportado que os seus problemas de perda de sinal e fraca autonomia tenham desaparecido, há também quem se queixe de que nunca os tinha tido... e agora passou a ter com esta actualização!

Mas, o que me traz aqui hoje é outro assunto, que parece estar a afectar muitas mais pessoas... pelo menos, todas as pessoas a quem perguntei disseram-me que também estavam a passar pelo mesmo.



Recentemente a Apple passou a fazer aquilo que eu já vinha a reclamar há "anos": a notificação das actualizações das Apps disponíveis via push notification com indicação no icon da App Store. Isto é coisa que por vezes (quando calhava) era feita de forma automática, mas que na maior parte dos casos obrigava a que o utilizador fosse manualmente à App Store para ver se havia - ou não - actualizações, e só depois é que as mesmas apareciam indicadas no icon.

Agora, todos os dias, consistentemente tenho visto aparecer a indicação do número de actualizações disponíveis... FINALMENTE!

... Mas o problema é que esta nova funcionalidade aparentemente vem também acompanhada por um bug ainda mais angustiante e irritante.

Sempre que se tenta fazer essas mesmas actualizações... em vez das Apps iniciarem o download como seria suposto, ficam encravadas num estado de "waiting" indefinido que pode demorar horas a dar início ao download.

Pior que tudo, quando estão neste estado, deixamos de poder utilizar as Apps - e na maioria das vezes nem permite fazer o "pause" da mesma. O que faz com que, como me aconteceu no outro dia, uma actualização estivesse encravada durante horas, enquanto eu estava com rede WiFi... e mais tarde quando já estava com rede 3G é que o iOS se lembrou de efectuar a transferência, gastando preciosos 30MB do tráfego de dados desnecessariamente.

Bem sei que a Apple deve andar a "brincar" com o seu iCloud, em preparação de novas coisas... Mas parece-me inadmissível que faça os utilizadores passar por algo tão absurdo num dos pilares centrais da plataforma iOS, que são precisamente as Apps e a App Store.


E já nem vou falar do caso dos erros das Apps "fantasmas", em que o iOS se queixa de que não pode fazer o download das mesmas, mesmo quando já as desinstalamos há anos. Ou o erro que nos recomenda utilizar o iTunes no PC para fazer o sync das Apps que não consegue fazer o download nesse momento... mas que esperando um dia ou dois passa a dar...

6 comentários:

  1. No meu caso sempre apareceu o numero de apps para actualização no icone da appstore.
    No entanto agora tenho o problema das apps encravadas como descrito. :/ parece que nunca há uma actualização que venha estragar alguma função que anteriormente estava bem.

    ResponderEliminar
  2. Devo ter muita sorte, pois nem no iPhone nem no Ipad me aparecem esses bugs nem tive qualquer problema com bateria. :)

    ResponderEliminar
  3. Também nunca me aconteceu, e tenho actualizado montes de apps todos os dias no iPad, dado que estão todas a tratar da compatibilidade para retina display.

    ResponderEliminar
  4. Grrr...ja me aconteceu a mim! PQP!
    Tive problemas de conectividade na altura (estava num hotel) e so resolvi quando cheguei a casa e restaurei o telemovel!!!
    Aconteceu-me num iphone 4s.

    ResponderEliminar
  5. Nuno Almeida22/3/12 22:47

    O problema do waiting deve ser 'geral' e não do iOS 5.1. Ainda estou com o 5.01 e acontece-me o mesmo.

    ResponderEliminar