2012/04/25

AMD vs Nvidia: A Luta pelos Gráficos


Se há área que parece não dar tréguas à procura pelo máximo desempenho e máxima potência... é a das placas gráficas e dos seus GPUs. Uma área onde os dois grandes nomes do momento são a ATI/AMD e a Nvidia, e onde a Intel vai também melhorando os seus produtos (o novo Ivy Bridge deu um salto bastante significativo a nível de GPU face às versões anteriores - mas ainda assim bem distante do que melhor pode ser feito com uma placa gráfica dedicada).

E talvez para contrariar essa melhoria dada pela Intel, AMD não perdeur tempo a apresentar novos chips destinados ao segmento dos computadores portáteis: os AMD Radeon HD 7900M, 7800M, e 7700M.

No chip mais potente, o 7900M estamos perante um GPU com 1280 stream processors, que corre a 850Mhz e é capaz de suportar 6 ecrãs em simultâneo.

Esta geração de chips conta também com diversas tecnologias para poupanaça de energia, que lhes permitem desligar partes do chips quando não são necessárias, e também transferir o processamento para o GPU integrado no CPU quando não é necessário processamento 3D "potente".


... Mas, daqui por umas semanas tudo poderá mudar... É que a Nvidia tem agendada uma apresentação onde nos irá falar da arquitectura do seu Kepler - um GPU que irá contar com 7 mil milhões de transístores (para referência, um CPU como o dos novos Ivy Bridge da Intel tem cerca 1.4 mil milhões) - e que se espera dar um novo salto em frente não só nas potencialidades gráficas que possibilita... como também na computação genérica em que os GPUs têm sido aplicados.

Ou então... poderá mudar ainda antes disso: pois a Nvidia também diz que "algo está para chegar" já nos próximos dias!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)