2012/04/22

Caixa Negra nos Automóveis


Nos EUA, uma nova lei está prestes a ser aprovada e que vai obrigar todos os automóveis a estarem equipados com uma "caixa negra" a partir de 2015, que grave todo o tipo de informações sobre o veículo - à semelhança do que acontece com os aviões.

Novamente, a questão vai muito para além das questões técnicas e das possíveis vantagens que este tipo de equipamento possibilitaria na análise de acidentes (na verdade, quantos destes dados não estarão já a ser guardados nos computadores de bordo dos automóveis, mas sem forma de acesso fácil a não ser para efeitos de diagnóstico nas oficinais autorizadas?).

A principal preocupação é o grande risco em potencial que toda esta acumulação de dados representa. Imagine-se isto em Portugal: perante o aperto financeiro, o Governo acedia a estes dados e automaticamente enviava uma multa por excesso de velocidade por cada infracção. Pimba... ficava o défice automaticamente pago... à custa de 90% (99?) dos condutores ficarem sem carta para o resto da vida.

Eu, na minha "inocência" continuo a achar que seria positivo... afinal, a grande maioria dos veículos que por cá circula também já anda com um identificador que permite "controlar" por onde se passa - e até fazer as médias horárias para detectar infracções. Um sistema que guardasse dados como a posição do acelerador, travão, ângulo do voltante, dados dos acelerómetros, etc.... seria sem dúvida de valor inestimável para ajudar a compreender os acidentes - e se possível, arranjar forma de evitar que se repitam.

5 comentários:

  1. Queres ter acesso a tudo do teu carro é só procurares obd2 na net já tive para comprar.

    http://en.wikipedia.org/wiki/On-board_diagnostics

    ResponderEliminar
  2. E o que podes fazer com isso.

    http://www.youtube.com/watch?v=puIPjIDm8JY

    ResponderEliminar
  3. Melhor é apenas usar um sistema gps (miliimétrico) assim tinha-se acesso logo a todos os dados e deve ser uma coisa que não fica cara.

    ResponderEliminar
  4. João Amaral22/4/12 23:13

    http://videos.sapo.pt/lsY0EoPJcwpFVVMOvrJj

    ResponderEliminar
  5. Há dias estava a ver um episódio do Fringe e achei curioso uma cena em que houve um acidente de avião e um agente de um universo paralelo pergunta às autoridades do outro universo se já tinham achado a caixa negra...respondem que não sabem o que é uma caixa negra...o agente explica que é um dispositivo onde são guardadas informações sobre os últimos momentos antes do acidente (métricas, comunicações etc)...ao que a agente responde: "Ah, se é isso que queres, nos guardamos tudo isso via satélite..." - gostei de ver o 'melão' do agente e fiquei a pensar se não seria mais prático ter essa informação enviada assim que é processada...imaginem o que se poupava em buscas...

    ResponderEliminar