2012/04/23

Placa SSD PCI compatível com Macs

Não deixa de ser caricato que estamos a chegar a uma altura em que os "discos" (SSD) são na realidade memórias Flash, e que a tentativa de continuar a olhar para eles como discos, apenas serve para aumentar a complexidade... e torná-los mais lentos.

Na verdade, o que se quer é que estas memórias estejam o mais próximo possível do barramento central de um computador, através de algo como o PCI-Express. A OWC disponibiliza agora um destes SSD "em placa PCIe", o Mercury Accelsior PCIe SSD, e que tem como característica adicional ser compatível com Macs e que pode funcionar como disco de arranque do OS X.

Saindo o interface SATA da equação, e funcionando esta placa como "duas placas" em Raid 0 (ou Raid 1), as velocidades que se obtêm são da ordem dos 758MB/s em leitura e 743MB/s em escrita. O modelo de 120GB ainda custa uns dispendiosos $360, mas esperemos que eventualmente isto seja o tipo de coisa que se torne standard (e consequentemente, mais barato). Na prática, um SSD em placa PCI não deveria nunca ser mais caro que um SSD "normal"... pois poupa as caixas e dispensa o uso de chips extra para o Sata, etc..

... No entanto, se o preço não vos assusta e querem algo mais espaçoso, fiquem a saber que esta placa está disponível com capacidades até os 960GB, caso tenham $2,096 dólares para gastar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)