2012/04/10

Chrome OS cada Vez mais Parecido com um OS "normal"


Não percebo mesmo que rumo o Google pretende tomar com o seu Chrome OS, que tanto tem demorado a chegar até ao público em geral. Na sua mais recente versão, o Chrome OS vai passar a contar com um gestor de janelas chamado Aura, que o afasta cada vez mais do propósito inicial de ser um "Chrome" onde o browser era o ponto central... e o aproxima dos outros sistemas operativos com ambientes gráficos (Windows, OS X, Ubuntu, etc.).


O Chrome OS passa até a ter uma barra semelhante ao taskbar do Windows.

... Se por um lado continuo interessado em ver este projecto a andar para a frente, por outro lado fico um pouco triste ao ver o Google a "desperdiçar" recursos em projectos que talvez pudessem estar a trabalhar em conjunto... como por exemplo, unificando e aproximando o conceito do Chrome OS ao do Chrome for Android.

2 comentários:

  1. O conceito do Chrome OS é um conceito muito bom, mas talvez tenha vindo um pouco cedo (tal como o Wave), e com pouco investimento/acompanhamento da parte da Google.

    Conheço várias pessoas que não utilizam nada mais que o browser no computador, e para elas o Chrome OS seria o ideal.

    Existem é vários problemas:

    1. Não está bem divulgado.
    2. Não existem muitas opções. Comprei o Chromebook da Samsung à falta de melhor.
    3. O preço não é realista.

    Posto isto, penso que querem simplesmente tornar o aspecto mais habitual e não mudar o conceito do Chrome OS, e honestamente até se torna menos monótono se não for só "uma janela".

    Uma coisa chata que me acontecia era não poder redimensionar as janelas (no máximo podem-se colocar a 50% de largura, 2 lado-a-lado). Com isto parece-me que conseguirei resolver esse "problema" :)

    Vamos ver no que isto dá. Para já, como tenho a beta branch activa (a dev é muito pouco estável para o que preciso), tenho de esperar um pouco até ter isso. Talvez mude para a dev :D

    ResponderEliminar
  2. Direcção futura do Chrome OS: http://www.silicon.com/technology/software/2011/02/16/android-chrome-os-to-converge-says-googles-eric-schmidt-39746988/

    Basicamente no futuro vai haver convergência do Chrome OS com o Android. Faz sentido que a Google tenha o seu OS também para PCs como tem para smartphones e tablets.

    ResponderEliminar