2012/04/13

Como Activar o Click to Play no Chrome

Graças às crescentes capacidades das tecnologias web standard (HTML5, javascript, etc) há cada vez menos justificação para se recorrer ao Flash e a outros tipos de conteúdos que obrigam à utilização de plugins específicos e proprietários nos browsers.

Quer isto dizer que, na maioria dos casos, é já possível dispensar-se o uso destes plugins, poupando recursos - com o vosso browser a não ter que gastar memória extra ou perder tempo a carregar irritantes anúncios em Flash, ou outras coisas do género. Mas... é preciso igualmente não esquecer que há também situações onde continuará a ser necessário utilizar Flash, para ver vídeos, jogos web, etc.

Qual será então a solução ideal? Durante anos, para os utilizadores mais preocupados com estas coisas, a solução passou por usar extensões para os seus browsers, como o FlashBlock, que bloqueavam esses conteúdos indesejados... Mas actualmente, já é possível dispensar esses auxiliares, pois essa funcionalidade está integrada de raiz em browsers como o Chrome (e em breve, também no Firefox).


O Chrome tem um opção bem interessante chamada Click to Play, que podem configurar:
Desta forma, todos os conteúdos dependentes de plugins serão automaticamente ignorados e substituidos por um elemento temporário desactivado que ocupará o seu espaço. Caso pretendam efectivamente que esse conteúdo seja executado, bastará clicarem nele.

Se por um lado é certo que isto obrigará a que tenham que dar um clique extra para acederem às coisas que querem ver; por outro lado garante que o vosso browser não estará a processar todo o tipo de "lixarada" que existe por essa web fora e que recorre ao Flash (ou outros plugins) para vos azucrinar a cabeça. 

3 comentários:

  1. Gonçalves13/4/12 22:33

    Este é um recurso bastante útil em computadores que já acusam o peso da idade.

    ResponderEliminar
  2. parece que também existe para firefox...
    testei no FF 11 e funciona!

    http://msujaws.wordpress.com/2012/04/11/opting-in-to-plugins-in-firefox/

    ResponderEliminar
  3. Tive que ir aqui chrome://plugins/ para tirar o "allow" do flash, senão não bloqueava nada!

    ResponderEliminar