2012/04/24

Google Drive Já Disponível

E pronto, cá esta ele: o Google Drive está finalmente disponível para todos.

Para começar... vai talvez arreliar um pouco os utilizadores habituados ao novo/antigo Google Docs, que agora volta a levar com nova reformulação à força. Depois de tanta coisa para fazer as pastas parecerem "labels", eis que regressa tudo atrás e voltamos ao conceito de pastas.

... Mas pronto, já sabemos que o Google tem destas coisas...

Como se tinha dito, todos ficam com 5GB de espaço (o espaço dos Docs não conta), e caso pretendam usar o Gdrive como backup de todas as vossas tralhas preciosas, os preços vão desde os $2.49 mensais para 25GB; aos $4.99 para 100GB; aos $49.99 para 1TB; e... caso estejam mesmo com muita vontade de encher os discos do Google: $799.99 dólares mensais para o máximo de 16TB que podem comprar. Ufa!

A Google Drive App para Android já está disponível no Google Play.






[via engadget]

13 comentários:

  1. Eu já entrei, mas diz-me isto "We'll email you at xxxxx@gmail.com when your Google Drive is ready". Está visto que terei que aguardar.

    ResponderEliminar
  2. É, parece que não está disponível pra todos.

    ResponderEliminar
  3. Sim, idem aspas por aqui. Quanto ao preço na página do Google Drive diz que os 25 GB ficam por menos de 2 euros; numa notícia espanhola referem 1,88 euros.

    ResponderEliminar
  4. Para já mantenho o SugarSync.

    Pelo que percebi do vídeo todos os ficheiros que queremos que sejam sincronizadas devem ser colocados numa pasta especial.
    Não podemos escolher as pastas do nosso computador que queremos que sejam sincronizadas, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É criada uma pasta do GDrive à semelhança do Dropbox, mas podes também escolher pastas do teu computador para sincronizar. Por exemplo, decidi sincronizar a pasta de transferências.

      Eliminar
    2. Obrigado.
      Após escrever o comentário decidir averiguar melhor e verifiquei que estava enganado e ainda bem.




      Vai ser uma decisão difícil a de optar entre o SugarSync e Google Drive.

      Eliminar
  5. Tinha há pouco tempo adquirido 20GB extra para o Gdocs (5USD/Ano) e estava curioso para ver o que acontecia a esse espaço extra.

    Ao contrário do que é dito no post, parece-me que esse espaço conta. Online surge-me um espaço total de 25GB para utilizar e na aplicação do GDrive no computador, a % de espaço usada também me é dada em função desses 25GB e não de 5GB.

    Verdade seja dita que também não tenho 5GB em cloud, para confirmar essa situação mas, à primeira vista, o espaço do GDocs parece-me utilizável.

    O preço por GB para comprar armazenamento subiu consideravelmente, o que se poderia explicar pelo acréscimo de qualidade do serviço e os preços da concorrência. Mas antes podíamos ter 20GB com 5USD/ano, 40GB com 10USD/ano, 80GB com 20USD/ano... Se soubesse tinha comprado 40GB!

    Já agora, a opção base (2,49USD) não são 25GB online + 25GB em GDrive (50GB total, portanto)? É essa a interpretação que faço do plano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi nos detalhes, são 2,49USD/mês só por 25GB e não 25+25, my mistake.

      Eliminar
    2. tb fiquei com 25 Gb, pq já tinha 20 Gb q comprei para o picasa, agora se n mexermos este plano, podemos continuar pagar só 5$ por ano, se a gente alterar o plano não podemos voltar para trás. Se soubesse isso de alterar os panos teria comprado antes uns 40 gb de espaço...https://www.google.com/settings/storage/

      Eliminar
  6. ups, parece que estava enganado. Peço desculpa, afinal dá para sincronizar apenas as pastas que pretendemos.

    PS. No entanto instalei o Google Drive e não me consigo ligar. Dá-me a mensagem "unable to connect". Alguém tem a mesma mensagem?

    ResponderEliminar
  7. Alguém tem o problema de o Google Drive não se conseguir ligar à internet?

    Ao ligar aparece este erro:
    Google Drive cannot connect to the Internet.
    Please check your Internet connection.

    Indo às preferências aparece-me isto:
    http://i48.tinypic.com/264mjkm.jpg

    PS. Gostaria de tirar a limpo se posso apenas sincronizar uma pasta ou várias.

    ResponderEliminar
  8. prefiro continuar com o SkyDrive, com seus 25 GB gratuitos. Para além disso li a política de privacidade do serviço e não gostei:
    "Quando você faz upload ou de algum modo envia conteúdo a nossos Serviços, você concede ao Google (e àqueles com quem trabalhamos) uma licença mundial para usar, hospedar, armazenar, reproduzir, modificar, criar obras derivadas (como aquelas resultantes de traduções, adaptações ou outras alterações que fazemos para que seu conteúdo funcione melhor com nossos Serviços), comunicar, publicar, executar e exibir publicamente e distribuir tal conteúdo. Os direitos que você concede nesta licença são para os fins restritos de operação, promoção e melhoria de nossos Serviços e de desenvolver novos Serviços. Essa licença perdura mesmo que você deixe de usar nossos Serviços (por exemplo, uma listagem de empresa que você adicionou ao Google Maps). Alguns Serviços podem oferecer-lhe modos de acessar e remover conteúdos que foram fornecidos para aquele Serviço. Além disso, em alguns de nossos Serviços, existem termos ou configurações que restringem o escopo de nosso uso do conteúdo enviado nesses Serviços. Certifique-se de que você tem os direitos necessários para nos conceder a licença de qualquer conteúdo que você enviar a nossos Serviços."
    Acho que a Google está um bocado "evil" nesses termos...

    ResponderEliminar
  9. Já experimentei o google drive: uma desilusão (pelo menos para já).

    A mim parece-me uma cópia da dropbox (mas uma cópia de quando a dropbox ainda era um beta).

    Pontos negativos a meu ver:

    - A sincronização web pc não é quase imediata como a dropbox. Por vezes demora tanto tempo que fico sem perceber se aquilo vai sincronizar ou não.

    - A google drive não reconhece ficheiros iguais. Ou seja, na dropbox no pc se tens um ficheiro dentro de uma paste e depois fazes uma cópia para outra pasta, ele reconhece como se esse ficheiro já tivesse sido feito o upload e fica quase de imediato a alteração feita na web também. Na google drive não, volta a fazer o upload novamente.

    - Em termos de versão web a dropbox com a ultima actualização ficou muito mais visual.

    - A google drive não permite links directos para pastas e ficheiros como a dropbox o permite.

    - No telemóvel quanto tento abrir um mp3 ou video, a google drive não faz streaming como a dropbox.

    Acho que como tempo a google drive corrija estes pontos negativos.

    Mas acho que isto já devia vir corrigido de inicio. Devia vir superior a dropbox se quer mesmo ganhar mercado.

    O unico ponto positivo a apontar realmente sao os preços mais baixos face à concorrencia para niveis mais altos de armazenamento.

    ResponderEliminar