2012/04/27

Óculos do Google já tiram Fotos (e partilham no G+)


Da primeira vez que fizeram a sua aparição em público os óculos virtuais do Google - o Project Glass - eles pouco mais faziam do que "fazer reboot". Mas, durante uma entrevista com Charlie Rose, Sebastian Thrun demostrou que já são capazes de fazer mais do que isso, ao tirar uma fotografia e partilhá-la no Google+.

No vídeo da entrevista podemos ver o processo, onde se nota perfeitamente que Sebastian está a "ver" qualquer coisa nos seus óculos, a navegar por opções ou funções. (Embora provavelmente se trate de um interface bastante básico e distante das "renderizações" em realidade aumentada que nos apresentam nos vídeos).

Para além disso, ficamos também a saber que outras coisas estão a ser consideradas, como escrever um email ou mensagens por intermédio do reconhecimento de voz, e também a possibilidade de ter emails lidos para que não tenham que estar a "olhar" para eles. Por muito no início que este projecto esteja, não deixa de ser interessante que já se esteja perante um modelo que - para todos os efeitos - é funcional!


Se é certo que também acredito que este tipo de tecnologia eventualmente torne obsoletos os smartphones, não sei até que ponto será "pior" estar a conviver com pessoas que nem olham para nós, por estarem mais concentradas nos pequenos ecrãs dos seus smartphones... ou conviver com alguém cujos olhos estejam continuamente em movimento... e nem imaginemos que coisas estarão eles a ver nos seus ecrãs "virtuais"?

Num caso extremo, quem nos garante que o nosso interlocutor não esteja a falar connosco ao mesmo tempo que usa uma App que sobrepõe uma cabeça de palhaço nas pessoas que estão à sua frente?... (Embora dessa forma imagine que talvez toda a gente pudesse andar mais sorridente na rua... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)