2012/04/17

Papel à Prova de Água, Bactérias, e Mais Ainda


A nanotecnologia é algo que não deixa de nos fazer sonhar; não só pela diminuta dimensão a que actua, como principalmente pelas potencialidades quase infinitas que representa.

Em Itália, cientistas criaram um processo que utiliza a nanotecnologia para transformar papel "normal" em papel à prova de água, antibacteriano, magnético, ou até fluorescente, sem alterar as suas propriedades básicas.

Isto é... embora o papel seja "especial", continua a ser papel que parece papel, no qual podem escrever, rabiscar, imprimir, ou até dobrar e fazer uns origami (ou simples aviões de papel, por mais básicos ou complexos que sejam. ;)

O processo desenvolvido por estes cientistas utiliza nanoparticulas que permite adicionar estas propriedades ao papel, mas sem que se trate de uma "camada" sobre o papel que possa ser raspada ou removida. Na realidade, trata-se de uma micro-camada que envolve toda e cada micro fibra do papel (ou qualquer tipo de tecido).

As aplicações são imensas: desde embalagens antibacterianas para a industria farmacêutica e alimentar, fluorescência e magnetismo para aplicações de segurança e monetárias, etc.

[via forbes]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)