2012/04/21

Transporte a Vácuo dá Volta ao Mundo em Horas


Saido de uma ideia que mais parece ficção cinetífica, este Evacuated Tube Transport é um projecto que quer revolucionar a forma como viajamos para qualquer destino. Usando tubos de vácuo que eliminam o atrito do ar, o transporte de pessoas e mercadorias poderia ser feito a velocidades de 6400Kmh/h, possibilitando atravessar o planeta em poucas horas.

... Para além da megalomania que seria construir uma rede de tubos de vácuo a atravessar oceanos e continentes; gosto particularmente da parte em que dizem que existiria uma saida de emergência a cada milha de distância... Gostava de ver como pretenderiam fazer essa "saida de emergência" no meio do oceano pacífico...

Sem dúvida que é pena que tal coisa não tenha grandes hipóteses de se tornar realidade num futuro próximo - pois algo que possibilitasse "dar um salto" a qualquer parte do planeta, em poucas horas e com tal eficiência, sem dúvida que iria revolucionar a sociedade.

2 comentários:

  1. Isto é parecido ao projecto do cpmboio transatlantico que também circulava num tunel em vácuo entre o continente europeu e americano.

    ResponderEliminar
  2. Isto quase parece tirado da PopMech, um artigo prevendo o futuro que nunca irá acontecer.

    Esta ideia de que se andará cada vez mais rápido poderá encontrar limites como por exemplo como fazer vácuo (e mantê-lo) numa distância elevada, como criar escapatórias (como aliás assinalas). Como fazer as transições de alta velocidade para velocidades mais clássicas.

    O projecto da DARPA de uma aeronave a andar a 20 Mach parece estar bem mais perto da realidade. 3 Minutos de voo a velocidade elevada são um começo (já ninguém se lembra de qual a distância em metros e segundos do primeiro vôo dos irmãos Wrigth). É pena ter sido esfrangalhada.

    ResponderEliminar