2012/04/24

Uma Web para Todos - Site da Zon Lusomundo


Alguns de vocês ainda se lembraram (sem saudades!) dos famosos tempos em que a grande maioria dos sites exbiam orgulhosamente um selo "Best viewed with Internet Explorer"... e que faziam com quem em muitos casos, quem lá chegasse por intermédio de outros browsers, nem sequer pudessem utilizar o site. (Sim, eram frequentes os emails que enviava para lojas online que nem sequer funcionavam correctamente com o Firefox, informando-os que bem gostaria de comprar os seus produtos... mas que eles não deixavam.)

Actualmente as coisas estão bem melhores... algo que seria quase obrigatório, ou não fosse actualmente o Chrome ser já o browser mais popular do mundo... e que obrigou a que a web se tornasse num local mais "standard" e acessível para todos.

Noutros tempos, essa tarefa teria uma resposta simples: um site em Flash corre precisamente da mesma forma em qualquer "browser", poupando as frustrações de lidar directamente com as particularidades e diversidades - e manias! - de cada browser... e na altura, certamente que era a decisão acertada.


Infelizmente para o Flash, o mercado deu uma grande curva na direcção dos equipamentos mobile... equipamentos com hardware bastante mais limitado que o dos computadores desktop, e onde a eficiência é a palavra de ordem... e onde um visitante que visite a página da Zon Lusomundo, esperando ver aquilo que vê num browser desktop... encontrará antes isto:


Ah, pois... já estarão a rir-se: é o que dá ter um iPhone e o iOS...

Talvez... nada como dar uso ao meu fiel Sapo A5, que até se poderá considerar bem em cima do acontecimento, com o seu Android 2.3.7 - bastante mais actual que o Android 2.1 e 2.2 que ainda habitará na maioria destes populares equipamentos...



... Precisamente uma "fotocópia" do que se obtém no iOS... um site cravejado de logotipos de conteúdo "flash".

Em muitos casos, nem se poderá dizer que seja negativo... Muitos destes "logotipo" significam que é menos um anuncío em flash que temos ali a gastar recursos. Mas, para empresas e sites de grande dimensão, parece-me inacreditável que alguém não perca "5 minutos" para ver como é que o seu site aparece nalguns dos mais populares smartphones do mercado, para ver que imagem é que transmite aos seus potenciais clientes.

(Esta situação, aqui no caso da Zon torna-se ainda mais caricata, quando por outro lado têm também uma das Apps mais "revolucionárias" na área do cinema em Portugal - o mTicket - , que permite que um utilizador compre o bilhete que deseja a partir do seu smartphone, e entrar no cinema sem necessidade de ir para uma fila levantar um bilhete.)


Mas, esta mesma dependência do Flash nos sites, para fazer coisas que actualmente seriam possíveis de ser feitas com recurso ao "HTML5+JS" (e dessa forma ficar automaticamente acessíveis à grande maioria dos browses mobile)... é algo que também começa a saltar à vista nos browsers desktop. Pois se nos mobile a própria Adobe já demonstrou que o Flash foi um erro, dando-o por "morto e encerrado"; nos desktops - embora ainda necessário - começa também ele a ficar cada vez mais sujeito a olhares estranhos... A própria Mozilla parece estar a considerar desactivar os conteúdos Flash activos de origem.

Algo que eu já tenho vindo a utilizar no Chrome há algum tempo, com o click-to-play; e que faz com que todos os sites que ainda dependam em grande parte de conteúdos como o Flash, rapidamente mostrem as suas cores:


Em conclusão: nada tenho contra o Flash... e muito uso lhe continuo a dar (para não falar das muitas coisas fiz eu em actionscript, e com muito orgulho!) Mas, cada vez mais, há que ponderar as tecnologias que existem à disposição e qual o objectivo que se pretende atingir.

Acima de tudo, parece-me que a maior prioridade que um site web deve ter, é estar acessível a todas as pessoas que o desejem consultar: algo que hoje em dia significa que, no mínimo, se deverá olhar para o site como aparece no ecrã de um iPhone, de um Sapo A5, e des outros smartphones que existam no mercado...

Se querem usar Flash e conteúdos dependentes de plugins externos para fornecer uma experiênca superior à que é possível com a tecnologia web standard?... Tudo bem... mas que o façam sem ser à custa da experiência "mínima" e funcional que hoje será exigida para uma das classes de dispositivos que se vai tornando cada vez mais popular: os equipamentos mobile.

12 comentários:

  1. Um bom exemplo da alternativa ao Flash: http://www.broadscope.eu/

    ResponderEliminar
  2. O Chrome pode ser o browser mais popular do mundo, mas ainda há muito boa gente a usar o IE, que ainda é sem dúvida o browser mais usado.

    ResponderEliminar
  3. Em parte até concordo com o que escreves vá :p

    Agora mais a sério. O problema sempre foi o de quem faz as coisas. Culpar uma tecnologia por não estar a ser bem empregue é injusto. Ao invés, culpa sim a ZON e quem gere a sua conta digital.

    Tento ao máximo ter uma posição agnóstica em relação a linguagens e tecnologia e acredito que cada uma tem o seu espaço, desde que bem empregue.

    Claramente não foi o caso. Mas não por culpa do Flash.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas aí estamos a 200% de acordo. A culpa não é do Flash, mas sim de quem o decide utilizar "de má forma"! Nem outra coisa estaria em causa.

      Aliás, e o mesmo se aplica igualmente ao dito "HTML5", que por muito bom que seja e muitas coisas que possibilite... há igualmente inúmeros casos de má utilização! (E até poderia dar vários exemplos vindos de grandes empresas... como o próprio Google... que por mania das "modernices" fazem com que sites que eram perfeitamente funcionais passem a ser uma dor de cabeça de utilizar em browsers mobile.)

      Eliminar
  4. por falar em flash Carlos... é possível ver os videos que se encontram no site da rtp/sapo numa das plataformas iOS? Adorava ver o 5 meia noite no meu new ipad mas... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que nas páginas do Sapo Video já tens um leitor que dá para iOS. Quanto aos vídeos "embedded" noutras páginas, tens que dar um salto até à pagina do sapo, ou esperar que eles actualizem o leitor (pelo que sei, estao a trabalhar nisso).

      Eliminar
  5. Quanto à questão do flash no Android, o problema está mesmo no CPU, o ARM6 não permite a execução de flash.
    Até lhe podes meter o ICS que continua a não dar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem que fosse um "ARM ferrari"... qual o interesse de lhe meter o Flash quando se trata de um produto abandonado pelo seu próprio criador para as plataformas mobile?

      Algo que, independentemente das preferências de uns e outros, não deixa de tornar caricato uma das principais características que em tempos foi bastante utilizada para promover os Android face aos iOS: que era precisamente o de "ter Flash". (Mesmo nos casos onde isso quase roçava a "publicidade enganosa" - como nos Motorola Xoom... que foram vendidos com a indicação de que "vai ter Flash"... só não sabemos quando...

      Bem, podemos sempre dar uso ao Opera Mini e passar por cima destas coisas... :)

      Eliminar
  6. ....e esse leitor é?
    Então é impossivel ver videos da rtp+sic nas plataformas iOS, certo?

    ResponderEliminar
  7. @Carlos: uma nota relativamente à afirmação:
    "não fosse actualmente o Chrome ser já o browser mais popular do mundo... e que obrigou a que a web se tornasse num local mais "standard" e acessível para todos."

    Quem abraçou essa luta na verdade foi a Mozilla com o browser Firefox.

    Não fossem eles a apresentar uma alternativa ao IE e ainda hoje estávamos no estado que referiste no início do artigo.

    Quando o Chrome chegou já a web "era mais estranha" e até já o Safari estava disponível para várias plataformas e a conquistar terreno.

    O papel do Chrome nesta história dos browsers é mais recente e escreve-se pela quota que tem roubado ao IE.

    Acho até que as pessoas se estão a esquecer do quão importante a Mozilla e o Firefox estão. Mas é sempre assim: o povo tem memória curta.

    ResponderEliminar
  8. ...um ano depois e ainda tenho de ver as streams de jogos em directo e filmes com flash.

    ResponderEliminar