2012/04/03

Vídeo Profissional em Tempo Real via 4G


Sim, há muito que temos vídeo em tempo real transmitido pelas redes móveis, desde os tempos das velhinhas video-chamadas. No entanto, para a transmissão de vídeo HD com qualidade profissional, os requisitos são "ligeiramente" diferentes.

No entanto, com a chegada das redes 4G, eis que uma nova porta se abre nesta área, possibilitando a cobertura noticiosa em directo de forma muito mais eficiente bastando estar dentro da área de cobertura destas redes.

A SatCab já realizou diversos testes na região de Lisboa, com resultados bastante satisfatórios que confirmam a validade desta opção. As vantagens da tecnologia LTE, utilizada pelos operadores de redes 4G em Portugal, não se limitam à disponibilidade de velocidades de transmissão mais elevadas. Outros parâmetros técnicos relevantes para a transmissão de vídeo em tempo real – capacidade, eficiência do espectro e latência, por exemplo – são também muito superiores nestas redes de nova geração quando comparados com o que era até agora possível em 3G.

A SatCab usou nestes testes o novo equipamento da AVIWest, que criou o primeiro video uplink de pequeno formato do mundo capaz de suportar a transmissão de vídeo em tempo real sem fios, utilizando apenas modems convencionais para redes móveis.

3 comentários:

  1. Anónimo3/4/12 16:13

    Só é pena os 15GB de PUA lol

    ResponderEliminar
  2. E nem se precisa ir tão longe, Carlos. Hoje em dia qualquer um com um bom smartphone topo de gama pode executar uma transmissão em tempo real de um evento em alta definição.

    ResponderEliminar
  3. Por isso é que diferenciei ser vídeo de qualidade broadcast... porque "alta-definição" há muitas, mesmo quando é com altas taxas de compressão. ;)

    ResponderEliminar