2012/04/03

Vodafone 3G a passo de Caracol


Com os operadores a apostarem em força nas novas velocidades do 4G, eu vou-me dando por satisfeito com as velocidades do 3G... até ontem ter reparado que algo de estranho se passava. Abrir uma página web demorava tempos infinitos, e até o email parecia ser recebido a passo de caracol.

Lá tive que estourar alguns dos preciosos Megabytes do meu plafond mensal num teste de velocidade para tentar perceber de onde era o problema... e qual não é o meu espanto quando vejo que a minha ligação 3G da Vodafone me estava a dar uns espantosos 0.04Mbps de dowload!

Ficava assim confirmado que algo de anormal se passava - e que foi prontamente re-confirmado por mais algumas pessoas no Twitter que diziam que a rede da Vodafone estava realmente "inutilizável".

A questão de ser um problema ocasional de rede não se colocava, uma vez que no mesmo teste onde obtive 0.04Mbps de download, o upload se mantinha nuns jeitosos 4.75MBps (mais do que a Zon me oferece de upload na ligação em casa, refira-se!)

Não sei se será táctica da Vodafone para empurrar os clientes para o 4G... mas convinha que a empresa esclarecesse publicamente o que se passa, já que afinal... no final do mês certamente que não irão apresentar nenhum desconto na factura.

5 comentários:

  1. Estou com o mesmo problema mas na zon por fibra, curiosamente. Tenho o serviço de 100 megas com 8 de upload e vou ao speedtest, o download não chega aos 2 megas, e o upload aproxima-se da velocidade real.

    ResponderEliminar
  2. Não sei se terá alguma coisa a ver, mas o meu serviço Sapo Adsl nos últimos 2 dias tem andado também mais lento do que o costume.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo3/4/12 22:58

    Já à cerca de duas semanas, pelo menos na zona de Lisboa, a rede 3G foi literalmente abaixo durante várias horas à noite e só voltou madrugada dentro...

    ResponderEliminar
  4. Dos_Passos4/4/12 02:06

    "...tática da Vodafone para empurrar os clientes para o 4G..."

    Como é que se diz ? Uma vez é acidente, duas é coincidência, três é "ação inimiga".

    Convém ir falando destes casos para ver se há "ação inimiga" a empurrar-nos para o 4G LTE. Impossível não é.

    ResponderEliminar
  5. Eu tive a sorte de estar dentro do periodo dos 14 dias em que ainda podia cancelar o contrato. Adquiri o tarifário Best Net Max (14.4 Mbps) e os downloads não passavam dos 2/3 Mbps, isto mesmo no centro de Lisboa. Já para não falar na publicidade enganosa do sem limites, mas depois há limite de 15Gb a reduzir a velocidade para a velocidae que eu acedia à Internet em 1998.

    ResponderEliminar